back to top
20.5 C
São Paulo
domingo - 20 abril 2025 - 14:25

Pfizer perde eficácia mais rápido que AstraZeneca contra Delta

A vacina dos laboratórios Pfizer/BioNtech é mais eficaz para lutar contra os casos vinculados à variante delta do coronavírus que a desenvolvida por Oxford/AstraZeneca, mas sua eficácia desaparece mais rapidamente – afirma um estudo britânico.

Entre dezembro de 2020 e agosto de 2021, os cientistas da Universidade de Oxford examinaram amostras de quase 700 mil pessoas.

A análise permitiu estabelecer que, para as infecções com carga viral elevada, uma pessoa que recebeu a segunda dose da Pfizer um mês antes estava 90% mais protegida contra a variante delta do que uma pessoa não vacinada. O percentual cai para 85% dois meses depois, e 78%, três meses depois.
Paralelamente, as pessoas que receberam as duas doses da AstraZeneca estão protegidas em 67% um mês depois; 65%, dois meses depois; e 61%, três meses depois.

Após quatro ou cinco meses, o nível de proteção oferecido pelas duas vacinas é similar, segundo o estudo, que ainda não passou por uma revisão.

Estes dados “representam um retrocesso” da eficácia da vacina da Pfizer, explicou o doutor Koen Pouwels, que participou do estudo, enquanto que, para o imunizante da AstraZeneca, “as diferenças (entre um mês e outro) são mínimas, ou seja, pode não existir nenhuma mudança na proteção”.

Ele insistiu em que, “apesar da leve queda do nível de proteção, a eficácia global (das duas vacinas) continua sendo muito elevada”.

O estudo coincide com a notícia de que vários países, entre eles o Reino Unido, pretendem iniciar uma campanha para aplicar uma terceira dose de reforço da vacina contra a covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,9168
CNY
0,8096
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Xi Jinping chega ao Vietnã em meio à guerra comercial entre China e EUA

O presidente da China, Xi Jinping, chegou a Hanói nesta...

Xi Jinping fortalece parcerias estratégicas de alto nível no Sudeste Asiático em meio à guerra comercial dos EUA

O presidente chinês e secretário-geral do Comitê Central do...

Yushu, Qinghai: A pequena cidade do planalto que “cresceu” em meio às áreas verdes ecológicas.

Vista do alto, cercada por montanhas, a cidade de...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado