O que é Iniciativa da Civilização Global apresentada pelo presidente chinês Xi Jinping?

Wang Yiwei, diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade Renmin da China, explicou à Sputnik qual é a essência da nova Iniciativa da Civilização Global de Xi Jinping, e como o conceito ocidental de civilização difere do chinês.

O presidente chinês Xi Jinping apresentou a Iniciativa da Civilização Global em 15 de março, na reunião de alto nível Diálogo com partidos políticos mundiais.

Como explicou o líder chinês, a mensagem central da iniciativa é a necessidade de respeitar a diversidade das civilizações mundiais e sua igualdade.

Ao proferir o discurso principal da reunião, Xi Jinping enfatizou que a tolerância, a coexistência, o intercâmbio e o aprendizado mútuo entre as diferentes civilizações desempenham um papel indispensável para avançar na modernização da humanidade e garantir a prosperidade da civilização mundial, uma vez que o futuro de todos os países está agora proximamente ligado.

Segundo Wang Yiwei, esta iniciativa é a continuação de uma série de iniciativas que surgiram no contexto da ideia Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade – um outro conceito global chinês para uma ordem mundial na qual haja paz duradoura e segurança universal.


“O conceito da Comunidade com Futuro Compartilhado para a Humanidade contém cinco pilares principais: política, segurança, economia, cultura e ecologia. A China tem constantemente apresentado iniciativas relacionadas a estes conceitos. Primeiro foi a Iniciativa de Desenvolvimento Global, depois a Iniciativa de Segurança Global e agora a Iniciativa da Civilização Global”, diz o especialista.

Na opinião de Yiwei, a nova iniciativa demonstra a diferença na percepção do próprio conceito de “civilização” no Ocidente e na China.

Os europeus se acostumaram a se autodenominarem “pessoas civilizadas” e a considerar os outros “bárbaros”. Esta percepção os ajudou a realizar suas atividades coloniais por muitos anos.

A terminologia moderna proposta pelo Ocidente – a divisão em países “desenvolvidos” e “em desenvolvimento” – ajudou-os a continuar a dividir o mundo.

“Acho que é muito importante aqui entender o que a China quer dizer com desenvolvimento e modernização. A compreensão chinesa da palavra ‘modernização’ é o caminho de formação de si mesmo. A China sempre argumentou que o mundo é igual e diverso, enquanto nossas particularidades e tradições alimentam o desenvolvimento da modernização, e não a impedem de forma alguma”, concluiu Wang Yiwei.

Em seu discurso, Xi Jinping enfatizou que, em termos práticos, a iniciativa propõe fortalecer o intercâmbio e a cooperação cultural internacionais e expandir os canais de interação na esfera humanitária.

“Tolerância e respeito uns pelos outros são a única condição para o entendimento mútuo entre os povos”, disse o presidente chinês.

A iniciativa implica uma ênfase na promoção de valores tão comuns da humanidade como paz, desenvolvimento, justiça, democracia e liberdade.