Novo premiê chinês está confiante na economia e promete maior abertura

O novo primeiro-ministro da China expressou nesta segunda-feira plena confiança na perspectiva econômica do país, apesar dos desafios, e prometeu expandir ainda mais a abertura, independentemente de mudanças externas.

Citando os muitos fatores de incerteza e instabilidade que a economia mundial enfrenta, o primeiro-ministro, Li Qiang, disse aos jornalistas que estabilizar o crescimento econômico é uma tarefa desafiadora não apenas para a China, mas para todos os países do mundo este ano.

“Não é uma tarefa fácil e requer esforços redobrados” para alcançar a meta de crescimento econômico de cerca de 5% em 2023 em uma alta base de produção econômica e em meio a novos desafios, disse Li em uma coletiva de imprensa realizada após o encerramento da primeira sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional, a legislatura nacional.

No entanto, o primeiro-ministro disse que o desenvolvimento da China é apoiado por múltiplas vantagens, incluindo um vasto mercado, um sistema industrial completo, recursos humanos abundantes, base sólida para o desenvolvimento e, o mais importante, notável força institucional.

“Acredito que a economia chinesa superará o vento e as ondas e navegará em direção a um futuro mais brilhante. Estou cheio de confiança nisso”, disse ele, observando que a economia chinesa vem se estabilizando e se recuperando nos últimos dois meses.

BUSCAR PROGRESSO ENQUANTO GARANTE ESTABILIDADE

A China seguirá os princípios gerais de priorizar a estabilidade e buscar progresso enquanto mantém a estabilidade e pressionará por uma reviravolta no desempenho econômico geral do país este ano, disse Li aos jornalistas.

Em termos da estabilidade, a ênfase será colocada em garantir crescimento, emprego e preços estáveis, e a chave para buscar o progresso reside em fazer novos avanços no desenvolvimento de alta qualidade, disse ele.

A China fará bom uso de uma série de combinações de políticas na alavancagem de macropolíticas, expansão da demanda, promoção da reforma e inovação, assim como prevenção e mitigação de riscos, segundo o primeiro-ministro.

Ele também prometeu criar condições equitativas para todos os tipos de entidades empresariais e apoiar ainda mais as empresas privadas no crescimento e na prosperidade.

“O setor privado desfrutará de um ambiente melhor e de um espaço mais amplo para o desenvolvimento”, disse ele, enfatizando que o compromisso da China com o desenvolvimento do setor privado é inequívoco e firme.

Enquanto isso, o premiê rejeitou as preocupações com a mudança demográfica da China, dizendo que o “dividendo demográfico” do país não desapareceu e que seu “dividendo de talentos” está em formação.

“Ao avaliar o dividendo demográfico, não devemos apenas olhar para o tamanho da população, mas também olhar para a escala da força de trabalho de alto calibre”, disse ele aos jornalistas, acrescentando que mais de 240 milhões de pessoas receberam ensino superior na China, e a duração média da educação recebida pelos recém-chegados à força de trabalho aumentou para 14 anos.

DESENVOLVIMENTO CENTRADO NO POVO

Li disse que o objetivo final do trabalho do Partido e do governo é melhorar o bem-estar do povo, prometendo esforços em vários setores relativos à subsistência do povo, desde o emprego até o desenvolvimento rural.

Com a expectativa de que 11,58 milhões de graduados universitários entrem no mercado de trabalho este ano, a China continuará buscando uma estratégia de colocar o emprego em primeiro lugar e elevará o apoio em termos de serviços de emprego e treinamento técnico, disse o primeiro-ministro.

Li disse que a vitalização rural deve ser avançada de forma abrangente e que diferentes localidades devem desenvolver o campo com base em suas condições locais.

O país aumentará ainda mais sua capacidade de produção de grãos, concentrando-se em terras aráveis e sementes, disse Li, observando que a segurança alimentar da China está “bem garantida em geral”.

“O governo garantirá que as tigelas de arroz de 1,4 bilhão de chineses sempre sejam firmemente mantidas em nossas próprias mãos”, disse ele à imprensa.

O primeiro-ministro também prometeu esforços para fortalecer a construção do governo, transformando ainda mais as funções do governo e melhorando sua eficiência e conduta.

Ele encorajou as autoridades de todos os níveis a se envolverem mais com as comunidades locais para conhecer o que o povo precisa e buscar suas opiniões sobre o trabalho do governo.

“Eles precisam aprender com o povo e ajudar o povo na base a resolver problemas”, disse ele.

PORTA MAIS ABERTA

Este ano marca o 45º aniversário da reforma e abertura da China, que não apenas desenvolveu a China, mas também influenciou o mundo, observou Li.

Ele disse que a China expandirá ainda mais a abertura este ano em alinhamento com as regras de comércio internacional de alto padrão, abrindo suas portas de forma mais ampla para o mundo com melhor ambiente de negócios e serviços.

“A abertura é uma política básica de Estado da China, e não importa como a situação externa evolua, a China seguirá essa política com firmeza”, disse Li à imprensa, dizendo que a China recebe investidores de todo o mundo.

A China continua sendo um destino favorito para o investimento global, disse Li, citando estatísticas de que o investimento estrangeiro direto na parte continental da China, em uso real, atingiu um recorde de mais de US$189 bilhões em 2022.

Comentando sobre relações China-EUA, o primeiro-ministro refutou a mentira nos Estados Unidos sobre a “dissociação” com a China, dizendo que os dois países podem e devem cooperar e alcançarão muito trabalhando juntos.

“Cerco e supressão não são do interesse de ninguém”, apontou ele, observando que os dois países estão intimamente interligados economicamente e ambos se beneficiaram do desenvolvimento do outro lado.

PROMOVER INTERCÂMBIOS ATRAVÉS DO ESTREITO, APOIAR HK E MACAU

Sobre a cooperação e comunicação através do Estreito, Li disse que a restauração antecipada dos intercâmbios normais e da cooperação regular entre os dois lados do Estreito de Taiwan é uma aspiração compartilhada e requer esforços conjuntos de ambos os lados.

A parte continental da China continuará promovendo intercâmbios e cooperação econômica e cultural através do Estreito com base no princípio de Uma Só China e no Consenso de 1992, observou Li, expressando a esperança de que mais compatriotas e empresas de Taiwan venham para a parte continental.

“Esperamos que eles não apenas estejam dispostos a virem para a parte continental, mas também sejam capazes de se integrarem às comunidades locais e alcançarem um melhor desenvolvimento”, indicou Li.

O primeiro-ministro também expressou confiança nas perspectivas de Hong Kong e Macau, dizendo que as duas regiões desfrutarão de um futuro ainda mais brilhante, com o apoio total pelo governo central,  na integração ao desenvolvimento geral do país, no crescimento de sua economia, na melhoria da subsistência das pessoas e na construção de sua competitividade global.