A gigante chinesa de telecomunicações China Telecom desenvolveu dois grandes modelos de linguagem de inteligência artificial (IA) usando chips de produção própria, um deles com 1 trilhão de parâmetros, informou nesta segunda-feira (30) o jornal South China Morning Post, de Hong Kong.
O TeleChat2-115B de código aberto e um segundo modelo ainda sem nome foram testados em dezenas de milhares de chips, o que se tornou um marco importante no contexto do aumento das restrições dos EUA ao acesso da China a semicondutores avançados, incluindo os mais recentes chips de inteligência artificial da Nvidia, disse o jornal.
O desenvolvimento foi realizado pelo instituto de pesquisa de IA da China Telecom. O Telechart-115B contém mais de 100 bilhões de parâmetros, enquanto o modelo sem nome tem 1 trilhão de parâmetros. O número de parâmetros envolvidos no processo de treinamento determina a complexidade e a eficiência dos modelos de IA.
Em outubro de 2022, os Estados Unidos anunciaram uma série de regras restringindo a exportação de equipamentos e componentes para a produção de chips avançados para empresas localizadas na China.
Um ano depois, o Departamento de Comércio dos EUA emitiu uma série de novas restrições à exportação desses semicondutores. Essas regras mudaram a definição de chips de IA e introduziram requisitos de licenciamento adicionais para suas remessas para mais de 40 países para evitar sua revenda na China.