back to top
17.9 C
São Paulo
sexta-feira - 27 junho 2025 - 10:30

Ninguém precisa temer o 7 de setembro, diz Bolsonaro sobre ato pró-governo

Durante a cerimônia de autorização de concessões ferroviárias que aconteceu na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, Bolsonaro confirmou que pretende participar do evento em Brasília, pela manhã, e disse que posteriormente vai discursar também na manifestação em São Paulo.

Ninguém precisa temer o 7 de setembro. Eu já falei que, se Deus quiser, estarei aqui na Esplanada, usarei da palavra e, logo depois, como tenho um compromisso em São Paulo no dia 8, pretendo ocupar um carro de som na Paulista, que deve ter umas 2 milhões de pessoas.”

Também foram convocados atos contrários ao governo, com pautas como o pedido de impeachment do presidente. Em São Paulo, a manifestação deve acontecer no Vale do Anhangabaú.

Resposta ao presidente do STF

Em seu discurso, Bolsonaro mencionou o poder Judiciário e, mais especificamente, o STF de forma direta e indireta. Ele mencionou a fala de hoje do presidente da Corte, Luiz Fux, sobre a liberdade de expressão, dizendo que está de acordo.

“Parabéns mais uma vez ministro Fux. É isso que eu quero, vossa excelência quer, Arthur Lira quer, [Rodrigo] Pacheco quer. Mas muitas vezes falta olhar para dentro de nós mesmos para ver se nós não somos aquela pessoa que está turvando aquela água.”

Por outro lado, o presidente afirmou que “está faltando uma ou outra autoridade ter a humildade de reconhecer que extrapolou” e que “não é só o Executivo que tem que engolir sapo, o poder Judiciário também tem que engolir”, em nova crítica a ministros do STF, sem citar nenhum nome.

Bolsonaro chegou a afirmar ainda que, para ele, “o Brasil está em paz”. Entretanto, os frequentes ataques do presidente ao Supremo já levaram até mesmo Luiz Fux a cancelar uma reunião entre os três Poderes há cerca de um mês.

“Alguém já me viu brigando com algum Poder, alguma instituição?”, questionou o presidente hoje. No dia 20 de agosto, ele entregou ao Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF — cinco dias depois, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que o pedido seria arquivado e clamou por “pacificação e união nacional”, em um recado a Bolsonaro.

Quebra de sigilo de Carlos Bolsonaro

Nesta semana, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). O filho do presidente da República é investigado pelo Ministério Público do Rio desde julho de 2019 por suspeita de praticar rachadinha e nomear “funcionários fantasmas” — pessoas que não trabalhavam de fato em seu gabinete na Câmara Municipal do Rio.

Bolsonaro não comentou sobre o tema, mas citou sua família, durante o discurso no evento no Palácio do Planalto.

“Eu duvido que alguém seja mais criticado do que eu nas mídias sociais. Mexem com gente da minha família quase que o tempo todo. Não é por isso que eu vou começar a tomar providências para calar essas pessoas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,5674
CNY
0,7744
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Empresas chinesas miram o Brasil em busca de novos mercados

O cenário econômico chinês vive uma transformação. Com o...

Nova Área de Luxi (Heze) Avança na Safra de Verão com Eficiência Recorde

HEZE, Shandong, 14 de junho de 2025 — Sob sol...

Campanha contra afogamentos chega às escolas: vozes infantis e canções educativas reforçam a prevenção desde cedo

"Prevenir afogamentos é essencial, amiguinhos, lembrem disso afinal! Nadar...

Do Setor de Peônia à Cultura Criativa do Panda: Modelo de Emprego Feminino em Mudan Recebe Elogios de Estrangeiros

Recentemente, a "Oficina de Capacitação para Mulheres de Países...