Na China, Meloni assina acordos sobre carros elétricos apesar das tarifas da UE

Foto: Governo italiano

A Itália e a China comprometeram-se a avançar na cooperação bilateral na indústria de veículos elétricos, como parte de um conjunto de seis acordos de cooperação industrial assinados entre os dois países.

Estes acordos foram assinados durante a visita da primeira-ministra italiana à República Popular da China. Giorgia Meloni chegou a Pequim no domingo e participou num fórum empresarial com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

“O memorando de cooperação industrial que assinámos é um passo absolutamente significativo. Inclui agora setores industriais estratégicos como a mobilidade elétrica, energias renováveis, setores onde a China já tem operado na fronteira tecnológica há algum tempo”, disse Giorgia Meloni, na sequência da assinatura dos acordos.

Os veículos elétricos tornaram-se um símbolo das crescentes tensões comerciais entre a China e a União Europeia. No início deste mês de julho, a União Europeia impôs tarifas provisórias de até 37,6% sobre veículos elétricos fabricados na China. A Itália apoiou este medida.

Relançar as relações Itália-China
A viagem de Meloni à China também ocorre vários meses depois de a primeira-ministra não renovar a participação de Itália do projeto Uma Faixa, Uma Rota, mostrando uma nova atitude face a Pequim.

Uma Faixa, Uma Rota foi uma iniciativa do presidente Xi Jinping. Um projeto que trouxe uma postura mais visível da China no palco internacional, através de investimentos em grandes projetos.

Mas, com estes acordos, mostra querer continuar a desenvolver a relação económica com Pequim. Antes da assinatura dos acordos industriais, Meloni e o homólogo chinês assinaram um plano de ação de três anos.

Esta é a primeira visita oficial de Giorgia Meloni à China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui