Pessoas assistem à cerimônia de abertura do Teatro de TV Chinês em Nairóbi, Quênia, no dia 1 de julho de 2024. Entidades de comunicação social quenianas e chinesas assinaram um acordo de cooperação na segunda-feira para promover o compartilhamento de conteúdo que promova a compreensão intercultural entre cidadãos dos dois países. (Xinhua/Han Xu)
Nairóbi, 2 jul (Xinhua) — Entidades de mídia quenianas e chinesas assinaram na segunda-feira um acordo de cooperação para promover o compartilhamento de conteúdo que promova a compreensão intercultural entre cidadãos dos dois países.
Altos funcionários, executivos de mídia e criadores de conteúdo participaram da cerimônia de abertura do Teatro de TV Chinês e da cerimônia de assinatura da cooperação nas indústrias de mídia e entretenimento, com o objetivo de promover intercâmbios interpessoais entre o Quênia e a China.
A cerimônia, realizada em Nairóbi, capital queniana, foi patrocinada pela Administração Nacional de Rádio e Televisão da China (NRTA, na sigla em inglês) e organizada pela StarTimes Media (Quênia) Co. Ltd, resultando na exibição de uma série televisiva de drama chinesa.
“Incentivamos intercâmbios bidirecionais onde o conteúdo queniano também será visto na China porque quanto mais interagimos e aprendemos uns com os outros, menos barreiras haverão e conseguiremos cooperar mais”, disse Edward Kisiang’ani, secretário principal para radiodifusão e telecomunicações no Ministério da Informação, Comunicações e Economia Digital, em um discurso lido em seu nome por Judy Munyinyi, secretária de informação do ministério.
A cooperação com a China nas áreas de mídia e artes cênicas é fundamental para quebrar barreiras culturais e nutrir a amizade, disse Kisiang’ani. Ao mencionar que a indústria dos meios de comunicação social está passando por algumas turbulências, Kisiang’ani destacou que a cooperação com a China permitirá às emissoras locais cumprir o dever de informar, educar e entreter o público.
Dong Xin, vice-chefe da NRTA, disse que a cooperação a longo prazo entre os meios de comunicação chineses e quenianos é necessária para ajudar a construir pontes de amizade e compreensão mútua.
De acordo com Dong, o novo acordo entre as organizações de comunicação social do Quênia e da China promoverá o compartilhamento de competências e tecnologias necessárias para melhorar o desenvolvimento de conteúdo que agrade a um público multicultural.
O Teatro de TV Chinês, uma vez exibido nas emissoras quenianas, promoverá a imagem do país da África Oriental na China e atrairá mais turistas, acrescentou ele.
A NRTA assinou um acordo de licenciamento de programas com uma das maiores estações de radiodifusão do Quênia, a Citizen Television, que deverá transmitir uma série de drama e um programa musical chinês. Latifah Ngunjiri, diretor de operações da Citizen Television, disse que a série de drama chamada Milele, que significa “para sempre” em suaíli, conta a história de um médico chinês que se estabeleceu na África Oriental e se misturou com a população local.
O espetáculo musical irá ao ar na manhã de sábado, disse Ngunjiri, acrescentando que os meios de comunicação quenianos estão interessados em aproveitar a tecnologia chinesa e melhorar a qualidade das produções.
Timothy Owase, diretor-executivo da Kenya Film Commission, disse que a cooperação mediática Quênia-China nas áreas de formação, produção conjunta e uso de tecnologia estimulará o crescimento da economia criativa e vai gerar empregos para os jovens locais.
Pessoas se apresentam na cerimônia de abertura do Teatro de TV Chinês em Nairóbi, Quênia, no dia 1º de julho de 2024. Entidades de comunicação social quenianas e chinesas assinaram um acordo de cooperação na segunda-feira para promover o compartilhamento de conteúdo que promova a compreensão intercultural entre cidadãos dos dois países. (Xinhua/Han Xu)