Nos últimos dias, mais de 600 mil vasos de peônias forçadas de Heze vêm sendo gradualmente transferidos para estufas, dando início a trabalhos de cultivo como irrigação para enraizamento e cuidados com os botões. Na etapa seguinte, o aquecimento será utilizado para estimular o crescimento de ramos e folhas, com previsão de chegada ao mercado nas vésperas do Ano Novo Lunar.
Na manhã de 20 de dezembro, em um dia ensolarado e com temperatura máxima em torno de 10°C, Sun Wenqi, presidente da Associação de Flores e Plantas de Heze e diretor-geral do Parque Industrial de Peônias Lvmei de Heze, coordenava a equipe na irrigação das plantas recém-transferidas para as estufas de forçamento. “A entrada das peônias nas estufas e a primeira irrigação marcam o início oficial do trabalho de forçamento”, explicou. Entre as variedades cultivadas estão Er Qiao, Wu Long Peng Sheng, Lü Mu Yin Yu, Xue Ying Tao Hua e Yu Mian Tao Hua, entre outras.
“Este ano, as 58 estufas do nosso parque industrial estão forçando 250 mil vasos, que chegarão ao mercado gradualmente antes do Ano Novo Lunar”, disse Sun. No total, o volume de peônias forçadas em Heze supera 600 mil vasos, ligeiramente acima do registrado no ano anterior. Tradicionalmente associadas à riqueza e à prosperidade, essas peônias são muito procuradas no mercado de flores de fim de ano. A técnica de forçamento em Heze é considerada madura, com plantas bem formadas, botões simétricos, flores grandes e cores vibrantes, garantindo uma participação relevante no mercado nacional de peônias forçadas para o período do Ano Novo.
No interior da estufa, o termômetro marcava 15°C. “Usamos as estufas de forçamento para simular o ambiente de crescimento da primavera”, afirmou Sun. Segundo ele, o controle inadequado de temperatura e umidade pode causar desenvolvimento insuficiente e alteração na coloração das flores; já a falta de ventilação compromete a resistência da planta a doenças e ao frio, podendo impedir a floração no prazo esperado.
Nos últimos anos, o principal canal de vendas do setor de peônias forçadas de Heze vem migrando gradualmente dos mercados tradicionais de flores para as transmissões ao vivo no comércio eletrônico, levando as peônias de Heze para a “nuvem”. As mudanças nos modelos de venda, nos destinos e nos métodos de transporte também têm impulsionado a modernização do sistema logístico, ampliando a influência da marca e a participação de mercado das peônias de Heze.













