O Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) anunciou que Macau será a “Cidade Cultural da Ásia Oriental 2025”, reforçando a reputação de Macau como metrópole internacional.
Em maio deste ano, o governo da RAEM liderou uma delegação encabeçada pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Ouyang U, a Pequim, para participar no evento de avaliação final da Cidade Cultural da Ásia Oriental 2025. A delegação realizou uma apresentação aos jurados, sendo selecionada com distinção na avaliação final.
Ouyang U afirmou que o governo da RAEM irá tirar proveito das suas vantagens enquanto importante eixo da Iniciativa Cinturão e Rota para fortalecer o intercâmbio cultural e artístico internacional e lançar exposições culturais de grande escala. Serão organizadas conferências internacionais, exibições de património cultural imaterial, entre outros eventos, sob o tema “Convergência Leste-Oeste Ásia Fusão”.
Enquanto isso, Macau irá aproveitar a oportunidade para difundir o caráter cultural da cidade, melhorar o sistema de serviços culturais públicos e a construção de instalações, e aprofundar o seu papel como polo de intercâmbio e de cooperação entre as culturas chinesa e estrangeiras.
A seleção da Cidade Cultural da Ásia Oriental é uma atividade cultural de nomeação de cidades iniciada conjuntamente pela China, Japão e Coreia do Sul. O evento visa aproveitar as vantagens dos três países, com suas profundas origens históricas e culturais, e aumentar a competitividade internacional, através de intercâmbios e cooperação em matérias de cultura, arte, turismo, entre outros.