back to top
16.2 C
São Paulo
sábado - 12 julho 2025 - 04:19

Justiça determina que IstoÉ retire do ar matéria que retrata Olavo de Carvalho como ‘bobo da corte’

A Justiça de São Paulo determinou que a revista IstoÉ retire do ar uma reportagem de 2019 em que retrata Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo, como “bobo da corte”. A revista também terá que pagar uma indenização de R$ 40 mil.

“Não se trata, aqui, de juízo de censura (sempre prévio), mas de remoção de conteúdo nitidamente aviltante”, escreveu o desembargador Mathias Coltro, segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Em maio de 2019, a publicação estampou na capa uma foto do astrólogo vestindo um chapéu de bobo da corte, com o título de “O Imbecil”. A capa foi inspirada no livro “O Imbecil Coletivo”, do próprio Olavo.

Em sua defesa, a IstoÉ havia afirmado que exerceu o seu legítimo direito de crítica e de liberdade de imprensa, e que não os excedeu. A revista disse ainda que tornou o astrólogo “personagem central da reportagem e capa justamente em razão das desrespeitosas e nada republicanas postagens” que faz nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4219
CNY
0,7567
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Trump intensifica ataques ao BRICS e promete tarifas a países que desafiarem o dólar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a...

Trump anuncia tarifa de 50% contra o Brasil e acende alerta comercial — e diplomático

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump voltou a...

Brasil e China avançam na construção do CBERS-5, novo satélite voltado ao monitoramento climático

Brasil e China anunciaram neste mês um novo capítulo...