back to top
21.3 C
São Paulo
sexta-feira - 22 novembro 2024 - 12:45

Ítalo Ferreira faz história no surfe e Brasil leva 1º ouro nas Olimpíadas

De quebra, o potiguar de 27 anos vingou o compatriota Gabriel Medina, eliminado horas antes pelo anfitrião nas semifinais, e que também não conseguiu bater o australiano Owen Whright na briga pelo bronze. O filho de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, também é o dono da primeira medalha de ouro do país na atual edição dos Jogos.

Com um minuto e meio de prova, o brasileiro tentou uma manobra que acabou com a prancha sendo rachado ao meio, precisando ser trocada. Insatisfeito com a segunda, escolhida para a troca, ele fez uso de uma terceira. Enquanto se preparava, ouvia orientações do treinador.

Curiosamente, esta não foi a primeira dor de cabeça de Ferreira com seu principal instrumento de trabalho. Antes de as competições começarem, ele chegou a Tóquio com a notícia de que as pranchas haviam sido extraviadas, devido a um problema de conexão no aeroporto de Paris.

Aproveitando ao máximo as boas ondas da praia de Tsurigasaki, o segundo do ranking da WSL (World Surf League) abriu boa vantagem sobre o japonês e, faltando 18 minutos para o fim da prova, já somava 12.50 contra 5.56 de Igarashi.

Seguindo na regressiva, faltando 10 minutos para o fim do confronto, o japonês seguia sem conseguir mudar a pontuação (3.83 + 1.73), passando longe da disputa que havia tido com Medina. Ítalo, por sua vez, aumentava o rendimento e somava 14.77 pontos (7.77 + 7.00).

Com o brasileiro sobrando no mar e o japonês sem poder de reação, o resultado final não poderia ter sido diferente. Sem sustos, Ítalo Ferreira coroou a bela campanha na competição e o placar deixou clara a superioridade: 15.14 a 6.60. No minuto final, ele já comemorava a conquista e desfilava sobre a prancha em direção à praia. Uma festa emocionante!

CAMINHO ATÉ A BRIGA PELO OURO

A saga de Ítalo na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos começou no domingo (25), quando terminou a primeira bateria na primeira colocação, com 13.67 pontos conquistados, deixando para trás o japonês Hiroto Ohhara, o italiano Leonardo Fiorvanti e o argentino Leandro Usuna.

No round 3 (oitavas), Ferreira fez o duelo mano a mano com o neozelandense Billy Stairmand e com 14.54 pontos contra 9.67 do adversário, avançou às quartas de final do surfe na praia de Tsurigasaki.

Nas quartas, foi a vez do reencontro com o japonês Ohhara. E, novamente, deu o brasileiro. Sobrando nas ondas, Ítalo venceu com 16.30 pontos a 11.90 e seguiu firma na busca pela decisão da modalidade.

O último passo antes da final, o brasileiro teve pela frente o australiano Owen Wright. Num confronto bastante equilibrado, que chegou a ficar empatado em 11 a 11 (pontos), o potiguar mostrou todo seu talento de número 2 do mundo e conseguiu tomar a primeira colocação e findou o duelo com um apertado 13.17 x 12.47.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,6798
CNY
0,7905
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Cultivo de cogumelos comestíveis abre caminho para a prosperidade

Recentemente, na Cooperativa de Cultivo de Culturas Agrícolas Mingjiaxing,...

Milhares de mamoeiros exploram uma “nova fronteira” no mercado agrícola

No Parque Industrial de Mamão de Caozhou, localizado no...

Colheita de vegetais de talo verde acelera rotatividade e aumenta a renda dos agricultores

Na China, o período atual é marcado pela época...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado