No Condado de Cao, uma prática inspiradora tem transformado a cultura escolar e incentivado os valores morais entre os estudantes. Inspirando-se no conceito europeu de “livros vagantes”, que começou na década de 60 e 70, onde livros lidos eram deixados em lugares públicos para serem encontrados e lidos por outros, o condado implementou o projeto em suas escolas.
Para promover a cultura tradicional chinesa e melhorar a construção moral dos menores, o condado, através do escritório de civilidade e do departamento de educação, organizou a atividade de “livros vagantes” com o livro “Assim Vivemos”. Voluntários levaram exemplares deste livro para a Escola Experimental Primária do Condado de Cao, incentivando os alunos a serem guardiões dos livros e das virtudes, promovendo estilos de vida saudáveis e morais dentro do ambiente escolar.
Desde outubro de 2023, quando o projeto começou, os livros passaram pelas mãos de várias turmas, com alunos compartilhando histórias e lições aprendidas, como a história de um “bilhete de um yuan no ônibus”, que ressalta valores como honestidade e integridade. Esses livros, mesmo depois de meses de uso, continuam bem cuidados, simbolizando o respeito e o cuidado que os alunos têm não só com os objetos físicos, mas com a transmissão de conhecimento e valores morais.
Os intervalos escolares também se tornaram momentos de troca de ideias sobre virtudes modernas e estilos de vida saudáveis, com os alunos discutindo o que aprenderam com os livros e como aplicam essas lições em suas vidas diárias.
A iniciativa tem como objetivo promover um modo de vida virtuoso e saudável, refletindo os valores da nova era, que incluem autodisciplina, respeito aos mais velhos, honestidade, frugalidade, e a importância de contribuir para a comunidade. O projeto visa não apenas enriquecer a vida escolar, mas também integrar essas virtudes no cotidiano dos estudantes, criando um ambiente onde a honestidade e a moralidade são valorizadas por todos.
O sucesso desta iniciativa no Condado de Cao mostra como práticas culturais podem ser adaptadas para enriquecer a educação moral e cultural, inspirando outras regiões a adotar abordagens similares para a educação de valores.