O ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger se reuniu com o ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, nesta terça-feira (18) em Pequim, em meio a um diálogo militar suspenso de alto nível entre os EUA e a China, informou a Bloomberg.
Tanto Kissinger quanto Li disseram que os dois países precisam trabalhar produtivamente juntos, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa chinês.
Li não fala com seu colega estadunidense desde 2018, quando as sanções de Washington foram impostas a ele. Kissinger, visto como amigo da China desde que ajudou a normalizar as relações Washington-Pequim durante o governo Richard Nixon, visitou Pequim pela última vez em 2019, quando se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping.
Ministro da Defesa chinês diz que relações com os EUA atingiram um novo patamar mais baixo – No encontro, Li Shangfu alertou o veterano Kissinger que as relações entre os dois países estão de longe em seu nível mais baixo. “Algumas autoridades estadunidenses estão se recusando a encontrar a China no meio do caminho, fazendo com que as relações sino-estadunidenses caiam ao seu ponto mais baixo desde que os laços diplomáticos foram estabelecidos”, disse Li, conforme o MD chinês.
O general chinês disse a Kissinger que a atmosfera de cooperação amigável entre as duas maiores economias do mundo está sendo destruída e o fato de sua dependência mútua está sendo ignorado.
Li também disse que a China está empenhada em construir um relacionamento estável, previsível e construtivo com os EUA. “Esperamos que os EUA trabalhem em conjunto com a China para implementar o consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover um desenvolvimento saudável e estável das relações entre os dois países na esfera militar”, afirmou.