Grupos de filhas voltam para o campo para passar o Qixi com seus pais

Chegou novamente a época do Festival Qixi, um evento anual que se repete. Para os residentes da aldeia de Dashizhuang, na vila de Gaozhaung, distrito de Mudan, cidade de Heze, na província de Shandong, o Dia dos Namorados Chinês é uma ocasião de grande importância. Isso ocorre porque, nesse dia, as filhas que se casaram e partiram de Dashizhuang retornam à aldeia para celebrar o festival com seus pais.

Na manhã do dia 20 de agosto, a praça cultural da aldeia de Dashizhuang estava especialmente animada. Cantos, danças, ópera de Henan, ópera Da Ping Diao, ópera Liang Jia Xian… A diversidade de apresentações no palco cativou a audiência, e este ano as filhas que partiram de Dashizhuang para se casar prepararam essas apresentações com esmero. Este é o quinto ano consecutivo em que as filhas retornam em grupo para celebrar o Qixi com seus pais em Dashizhuang.

“No passado, tínhamos o costume de nos reunir na casa dos pais e, depois disso, levar nossos pais para uma refeição de união. Mas este ano, queríamos fazer algo mais animado. Cada uma de nós demonstrou suas habilidades e preparou apresentações para que os pais e os moradores pudessem assistir aos programas juntos e aproveitar a diversão”, explicou Shi Ying, uma das organizadoras do evento, enquanto coordenava os preparativos dos participantes.

Para este evento, Shi Ying e suas amigas começaram os preparativos há cerca de um mês, organizando pessoas, planejando as apresentações, ensaiando e coordenando todos os detalhes. “Todos estavam muito comprometidos. Mesmo durante nossos horários de trabalho ocupados, usávamos as pausas para ensaiar. Se alguém tinha uma boa ideia, compartilhava no grupo”, disse Shi Ying aos repórteres. Elas fazem parte de um grupo chamado “Grupo das Melhores Amigas de Dashizhuang”, que inclui todas as filhas que se casaram fora de Dashizhuang. “Atualmente, temos 118 pessoas no grupo, e mais de 60 confirmaram sua participação em nosso encontro na casa dos pais desta vez.”

“A maioria dos programas foi criada, dirigida e executada por nós mesmas, e também convidamos artistas profissionais”, disse Shi Ying. Durante esse retorno à casa dos pais, as filhas com talento subiram ao palco para se apresentar, enquanto aquelas que não participaram das apresentações acompanharam seus pais na plateia. Após o término das apresentações, as filhas se reuniram para proporcionar uma refeição de união aos pais. “Quando éramos crianças, nossos pais costumavam fazer bolinhos de massa para nós no Dia dos Namorados Chinês. Agora, nós os levamos para uma refeição de união.” Esse tipo de celebração do Qixi é mais significativo e oferece uma abordagem diferente de romantismo.