back to top
17.7 C
São Paulo
sexta-feira - 14 novembro 2025 - 08:14

Governo federal diz que não pode ser responsabilizado por atraso de vacinas

O governo federal enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) documentos nos quais afirma que não pode ser responsabilizado por atraso na vacinação contra a covid-19. A justificativa é que não há imunizantes suficientes no mundo e que a efetiva aplicação das doses é responsabilidade dos estados e municípios.

No documento encaminhado ao STF, a AGU argumenta que a carência de vacina é observada também em outros países, como os da Europa, que o governo federal estaria empreendendo um “esforço hercúleo no combate à pandemia” e que o presidente estaria seguindo “parâmetros científicos… para minimizar os riscos à saúde da população”.

Dessa forma, a AGU argumenta que a dificuldade para aquisição dos imunizantes se daria pelo excesso da demanda mundial pelo produto, não sendo o governo federal responsável pela falta de vacinas no Brasil.

Para embasar o posicionamento, o documento encaminhado ao STF inclui planilhas que detalham os gastos empenhados pelo governo federal para a aquisição de vacinas no total de R$ 20,5 bilhões.

A AGU argumenta ainda que o governo tem articulado internacionalmente para acelerar o acesso do Brasil às doses de imunizante, citando contatos com a OMS, Índia, China e com o conselho responsável pelo consórcio Covax Facility.

Entre os destaques apontados no documento, a AGU ressaltou que o empenho da União “não exclui as competências dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios para estabelecer medidas destinadas a enfrentar a pandemia decorrente do novo coronavírus, em âmbito regional ou local”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3498
CNY
0,7514
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Brasil e China ampliam cooperação climática rumo à COP30

Belém (PA) — Às vésperas da 30ª Conferência das...

A força da “canção do amor”: Kangding revela novo caminho para o turismo cultural no planalto

Agência Sino-Brasileira de Notícias, 11 de novembro — “Nas...

Ministra brasileira ressalta papel estratégico da China na agenda climática global

No segundo dia da COP30, realizada em Belém, no...

“2025 Expedição de Mídia Chinesa Ultramarina a Ganzi” é lançada em Chengdu

Chengdu, 8 de novembro de 2025 — Foi oficialmente...