15.6 C
São Paulo
domingo - 26 maio 2024 - 18:54

Governo de SP abre 163 novos leitos para atendimento de casos graves de COVID-19

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (31) a instalação de 163 novos leitos no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) para atendimentos de casos de COVID-19. Serão mais 58 vagas de UTI e 75 de enfermaria no Instituto Central (ICHC) e mais 10 de UTI e 20 de enfermaria no Hospital Auxiliar de Suzano (HAS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Suzano.

Com esse incremento, o HCFMSUP passará a contar com 628 leitos exclusivos para atendimento de casos graves de COVID-19, sendo 268 de UTI e 360 de enfermaria. Para isso, contará ainda com a doação de R$ 5,4 milhões das empresas BTG Pactual, Eurofarma, Cosan e Instituto EDP para a contratação de profissionais da saúde.

Além disso, nos últimos dias, o HCFMUSP tomou medidas emergenciais visando garantir o atendimento dos casos que chegam via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e Central de Regulação de Urgências e Emergências (CRUE) e que aumentaram exponencialmente. Para isso, tem realizado remanejamentos na destinação de leitos em todo o complexo, de acordo com a disponibilidade e com a capacidade de recursos humanos.

Em março de 2020, o HCFMUSP já havia realizado uma megaoperação liberando todos os leitos do Instituto Central para atendimento COVID-19 e tornando-se, portanto, referência em atendimento para os casos graves da doença em São Paulo. Essa iniciativa permitiu que a rede pública de saúde estadual ganhasse tempo para se estruturar e ampliar a quantidade de vagas pelo SUS.

Para a operação dos novos leitos, o HCFMUSP também está reforçando seus recursos humanos em parceria com as empresas BTG Pactual, Eurofarma, Cosan e Instituto EDP, que realizaram um aporte de R$ 5,4 milhões para recrutamento de profissionais da saúde. Serão 386 fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados para atuar nos leitos de UTI e de enfermaria voltados aos casos COVID-19. Com esse recurso, também será possível custear 790 plantões médicos de 12 horas.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0724
CNY
0,7009
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China cerca Taiwan e tensão escala na região

Pequim resolveu mandar um recado claro e contundente às...

“Fazenda Ecológica+” Polindo o Fundo do Desenvolvimento da Agricultura Verde

Recentemente, na estufa característica da cidade de Malingang, na...

Rússia e China reforçam proximidade de posições sobre guerra da Ucrânia

O Ministério da Defesa do Reino Unido acusou na...

A crise, além de climática, é política e econômica

Mais uma semana de sofrimento dos gaúchos que continuam...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado