Gigantes chinesa e brasileira de eletrodomésticos visam cooperação mais estreita

A principal empresa brasileira de eletrodomésticos SEMP está de olho em uma cooperação mais estreita com a gigante chinesa de eletrônicos TCL em negócios relacionados à energia fotovoltaica, enquanto os chefes das duas empresas se reuniram nesta semana em Shenzhen, no sul da China.

Após um voo de 23 horas, o fundador da SEMP, Affonso Brandão Hennel, empresário brasileiro de 94 anos, reuniu-se com Li Dongsheng, fundador e presidente da TCL, no domingo, esperando por mais colaboração e expansão do negócio no setor fotovoltaico.

A colaboração entre a TCL e a SEMP remonta a 2016, quando Hennel e Li apertaram as mãos para o estabelecimento da joint venture SEMP TCL, com sede no Brasil.

Desde então, a participação de mercado dos aparelhos de TV da marca TCL aumentou continuamente e ficou entre as três primeiras do Brasil, que possui a quinta maior população do mundo e um enorme potencial de mercado, segundo a gigante chinesa de eletrônicos.

Como um dos fornecedores líderes de eletrodomésticos na China, a TCL gerou mais de 260 bilhões de yuans em receita em 2022. Com 43 centros de P&D e 32 bases de fabricação estabelecidas no mundo inteiro, os negócios da empresa abrangem mais de 160 países e regiões, atendendo a mais de 960 milhões de clientes em todo o mundo.

As oportunidades de negócios entre a China e o Brasil crescem fantasticamente e colocamos confiança na combinação das necessidades do Brasil e das capacidades da China como fornecedor, segundo Hennel.

Hennel disse que a SEMP, fundada em 1942, tem muita experiência e formas de negócios no Brasil, o que contribuiu para a colaboração com a TCL.

Desde sua colaboração com a TCL, a SEMP tem realizado continuamente transformações tecnológicas da fabricação, melhorado a eficiência do controle de qualidade do produto e introduzido medidas inovadoras no Brasil, como a montagem automática.

A China é a maior oportunidade para as empresas no Brasil realizarem parcerias, disse Hennel, acrescentando que a SEMP está feliz em poder iniciar uma nova parceria no negócio fotovoltaico com a TCL no futuro.