back to top
17 C
São Paulo
domingo - 19 outubro 2025 - 01:14

G20 precisa ser mais africano e menos europeu, defende Celso Amorim em evento na Rússia

FonteSputnik

A 18ª reunião anual do Clube Valdai de Discussões Internacionais, intitulada “Mudança Global no Século XXI: O Indivíduo, os Valores e o Estado”, teve início nesta segunda-feira (18) na cidade turística russa de Sochi, após um hiato de dois anos e vai durar até quinta-feira (21).

É preciso repensar a ordem mundial existente, privilegiando o mundo multipolar e conferindo ao G20 um papel de liderança, para enfrentar os desafios pós-pandêmicos, disse o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim nesta segunda-feira (18).

“Para lidar com [as crises], precisamos de um novo tipo de estrutura institucional. Acho que a coisa mais próxima que combina algum grau de legitimidade, ou representatividade, com algum grau de eficácia, é o G20. Acho que precisaríamos mudar um pouco o G20 para torná-lo um pouco mais africano […] um pouco menos europeu talvez”, disse Amorim na abertura da reunião do Clube Valdai de Discussões Internacionais, em Sochi, Rússia.

Mudar a ordem mundial em nível global exigiria algum tipo de novo tratado e uma nova maneira de pensar, acrescentou o ministro das Relações Exteriores do Brasil durante a presidência de Lula.

Amorim acredita que o G20 deve ter autoridade sobre organizações específicas, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A 18ª reunião anual do Clube Valdai de Discussões Internacionais, intitulada “Mudança Global no Século XXI: O Indivíduo, os Valores e o Estado”, teve início nesta segunda-feira (18) na cidade turística russa de Sochi, após um hiato de dois anos, e vai durar até quinta-feira (21).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3128
CNY
0,7462
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Ballet Nacional da China encanta o público carioca com versão chinesa de “O Quebra-Nozes”

O Ballet Nacional da China voltou ao Brasil e...

China torna-se país observador da Comunidade Andina e amplia presença diplomática na América do Sul

A China foi oficialmente aceita como novo país observador...

Secretário transforma praça simbólica em sonho realizado para idosos da aldeia em Xiaoliu

Na vila de Du Hutong, cidade de Xiaoliu, uma...

Shanxian celebra o Festival do Meio Outono com evento cultural que une chineses e estrangeiros

Às vésperas do Festival do Meio Outono, a Escola...