Acordos entre Brasil e China vêm se desenvolvendo de forma mútua a fim de estreitar as relações econômicas e diplomáticas durante anos, e em 2009, a China tornou-se o maior parceiro comercial do Brasil.
Em meio a atual pandemia mundial, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, realizou críticas infundadas sobre a relação do Brasil com demais países que não sejam os EUA.
E como presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato (PP-SP) disse em entrevista exclusiva à AGBC, que enviou a carta ao presidente Xi Jinping justamente para aliviar as tensões da relação bilateral e também levantar a atenção do governo federal para a questão dos insumos.
Ele ainda afirma que o sempre foi parceiro da China, defendendo a boa relação entre os dois países, até fez o dia da imigração chinesa no Brasil.
Na questão do Ministro Ernesto Araújo, o deputado Fausto defende a sua saída do ministério, pois acredita que isso aliviaria as tensões que o Brasil está travando com a China e o resto do mundo. A saída de Araújo será uma sinalização para China, Índia, Europa e inclusive Estados Unidos voltarem a ter uma relação mais sólida em longo prazo, e com menos confusões desnecessárias, afirma o Deputado Pinato.
E para acelerar essa relação entre o Brasil e a China, é necessário esforço de ambos os lados. O deputado Pinato ainda diz que, está feliz com o trabalho que vem realizando, embora haja atritos vindo de ambos lados, mas não falta esforço para manter este equilíbrio. E ainda faz uma crítica ao embaixador da China no Brasil que deveria dar mais atenção às linhas de amizade entre o Brasil e a China.