“A era dos carros chineses chegou”, disse Yu De, assistente do presidente da SAIC. As últimas estatísticas divulgadas pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis revelam que, em junho de 2022, as empresas automobilísticas chinesas exportaram 249.000 veículos, um aumento de 1,8% face a maio e um aumento de 57,4% em termos anuais. No primeiro semestre de 2022, a China exportou um total de 1,218 milhão de veículos – um aumento anual de 47,1%. No setor dos veículos elétricos, desde 2021, as exportações apresentaram um crescimento explosivo, com exportações anuais de 310.000 veículos, um aumento anual de 3 vezes. No primeiro semestre deste ano, as exportações de veículos elétricos foram de 202.000 veículos, correspondendo a um crescimento anual de 1,3 vezes.
A entrada de carros de marcas chinesas em mercados desenvolvidos e o reconhecimento de cada vez mais consumidores é inseparável da melhoria constante do reconhecimento das marcas e da qualidade de seus produtos. Atualmente, as principais marcas chinesas de automóveis têm capacidade de desenvolvimento completamente independente nos setores de chassis, motores, transmissões, etc. A tecnologia de baterias da China é líder mundial. Em 2021, as empresas chinesas registraram mais de 30.000 patentes relacionadas com veículos elétricos, representando 70% do total global. O layout da cadeia da indústria automobilística da China está se tornando cada vez mais perfeito e constitui uma importante base de produção e fornecimento no mundo.
Para diferentes mercados, as empresas automobilísticas chinesas formularam diferentes estratégias de produtos e serviços. Por exemplo, diante de estradas irregulares em alguns países, os engenheiros da SAIC aumentaram a distância ao solo do veículo; para garantir melhor desempenho de aceleração e carregamento rápido de veículos elétricos em condições extremamente frias. A Changan desenvolveu uma tecnologia que permite que a bateria aqueça até 20 graus Celsius por 5 minutos numa temperatura ambiente de 30 graus negativos.
“No ano passado, a Austrália vendeu mais de 5.000 veículos elétricos e a MG correspondeu a 27%”. Yu De disse que, após anos de pesquisa nas três rotas técnicas de células de combustível elétricas puras, híbridas plug-in e hidrogênio, a SAIC tem agora uma gama completa de veículos elétricos. “As novas energias e conectividade inteligente estão se tornando os ‘aceleradores’ para os automóveis chineses se expandirem para os mercados no exterior”.
Com os grandes avanços no setor dos veículos elétricos rumando ao resto do mundo, a Europa está se tornando um importante mercado incremental para as exportações de automóveis chineses. De acordo com dados da alfândega chinesa, no ano passado, as exportações de automóveis da China para a Europa aumentaram 204%. Entre os dez maiores exportadores constam a China, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, França, entre outros. Qiang Sunbing, vice-presidente da Great Wall Motors Europe, disse que muitos consumidores e parceiros europeus acreditam que a China está liderando a tendência de desenvolvimento de veículos elétricos e inteligentes.