Recentemente, a atividade “Fazendo nós chineses para celebrar o Ano Novo chinês” foi realizada com sucesso na Escola de Línguas Estrangeiras Muqing em Shanxian, Heze. Mais de vinte estudantes estrangeiros da Coreia do Sul e Rússia participaram do evento.
Foi informado que todos os nós chineses vieram da Shandong Hongfu Crafts Co., Ltd., localizada na cidade de Gaoweizhuang, condado de Shanxian, província de Shandong. A atividade contou com a presença da artesã local Xu Juan, de Gaoweizhuang, que atuou como professora. “O nó chinês é um dos mais antigos artesanatos da China, com milhares de anos de história, começando na antiguidade e se popularizando durante as dinastias Tang e Song, alcançando seu auge nas dinastias Ming e Qing. Desde o uso de nós para registrar eventos até a arte decorativa de hoje, o nó chinês mantém sua elegância única e reflete uma rica herança cultural…” Primeiramente, Xu Juan introduziu aos estudantes estrangeiros a história, a evolução, o significado cultural e o charme artístico do nó chinês, ensinando-os a fazer um nó com uma corda vermelha.
A fabricação do nó chinês geralmente envolve várias etapas como pressionar, passar, puxar, apertar, ajustar e afrouxar. Xu Juan demonstrou aos estudantes como fazer o nó. “É surpreendente que uma simples corda possa se transformar em uma linda obra de arte apenas com nós!” os estudantes expressaram admiração ao verem uma corda vermelha transformar-se magicamente em um nó chinês nas mãos de Xu Juan.
No local, Xu Juan dividiu o processo de fazer o nó chinês em várias etapas, orientando os estudantes passo a passo. “Com a curvatura perfeita e a inserção correta, as mãos trabalhando juntas transformam uma simples corda vermelha em uma expressão viva de beleza artística única”, disse Xu Juan. “Como diz o ditado ‘três partes de tecer, sete partes de ajustar’, para alcançar o efeito perfeito, é necessário constantemente afrouxar e ajustar.” Sob a orientação paciente da professora, todos conseguiram completar com sucesso o nó, criando belos nós chineses.
Durante o processo de aprendizado, os estudantes estrangeiros elevaram sua compreensão do nó chinês e ganharam um novo apreço pela cultura tradicional chinesa. “Eu me apaixonei por fazer nós chineses, e este foi o momento em que estive mais próximo da cultura tradicional chinesa. Quando voltar, quero compartilhar como se faz os nós chineses com mais pessoas que amam a cultura chinesa”, disse um estudante russo.
No final do evento, os estudantes receberam um nó chinês com o caractere “Fu” (Felicidade) como presente. “O nó chinês é realmente lindo, vou levá-lo para dar aos meus pais e amigos”, disse um estudante da Coreia do Sul.
Wang Xiaolan fotografou.