‘Esperamos fazer parte da Nova Rota da Seda’, diz vereador carioca Edson Santos

Vereador do Rio de Janeiro e ex-ministro de Lula, Edson Santos (PT) recebeu nessa terça (11) uma delegação de cidade de Weifang, da província chinesa de Shandong. Para o vereador, o Brasil deve aderir à Iniciativa Cinturão e Rota ("Nova Rota da Seda")

© Divulgação / Assessoria Vereador Edson Santos (PT-RJ)

Na última terça (11), o vereador Edson Santos (PT-RJ) recebeu na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro uma delegação de autoridades da cidade de Weifang, localizada na província chinesa de Shandong. A região é reconhecida como um polo industrial e modelo de desenvolvimento verde na China. O encontro teve como foco a discussão sobre possíveis intercâmbios nas áreas de industrialização, desenvolvimento urbano e transporte sustentável.

Durante a reunião, os representantes chineses ressaltaram as semelhanças geográficas entre Weifang e o Rio de Janeiro. Uma das principais potências econômicas da China, Weifang se destaca pela sua base industrial robusta e como um grande produtor de grãos. A província de Shandong, com uma população de 100 milhões de habitantes, ocupou o terceiro lugar em Produto Interno Bruto (PIB) entre todas as regiões de nível provincial da China no ano passado.

Edson Santos recebeu delegação liderada por Li Aijie, Presidente do Comitê Municipal de Weifang da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês © Divulgação / Assessoria Vereador Edson Santos (PT-RJ)

Edson Santos, que já visitou a China em quatro ocasiões, expressou sua admiração pela rapidez das transformações sociais no país. Ele enfatizou a relevância dos BRICS na redução da dependência política e econômica dos Estados Unidos e a importância do multilateralismo nas discussões globais.

“O futuro do desenvolvimento chinês será verde, e por isso há uma boa relação entre Brasil e China. Esperamos fazer parte da Nova Rota da Seda, promovendo um intercâmbio entre os países e levando desenvolvimento ao Brasil. Temos muito a aprender com nossos colegas chineses e a partir de ações de integração entre as cidades,” afirmou o vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui