O sistema chinês de cooperação multipartidária e consulta política liderado pelo Partido Comunista da China (PCCh) cresceu com o tempo, demonstrando forças distintas, disse um funcionário de alto nível na terça-feira.
O sistema, um novo modelo de sistema de partidos políticos formado na China, tornou-se ainda mais claro em termos de design de alto nível, disse Chen Xu, vice-chefe do Departamento de Trabalho da Frente Unificada do Comitê Central do PCCh, em uma coletiva de imprensa sobre as mudanças e realizações do sistema na última década.
Segundo o funcionário, aderir e melhorar o sistema de cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCCh faz parte da estratégia básica do Partido.
A estrutura do sistema tem sido cada vez mais sólida e extensa com novas regulamentações e políticas adotadas na última década, enquanto o consenso político do sistema se tornou cada vez mais firme e o sistema desempenhou um papel mais eficaz na governança do Estado, disse Chen.
Além do PCCh, existem outros oito partidos políticos no sistema de partidos políticos da China. Indivíduos proeminentes sem filiação a nenhum dos partidos políticos também estão incluídos.
Seguindo os princípios de coexistência de longo prazo, supervisão mútua, sinceridade e partilha dos tempos difíceis e tranquilos, os partidos criaram em conjunto um sistema de cooperação multipartidária em que o PCCh exerce o poder do Estado e os outros partidos participam plenamente na administração de assuntos estatais sob a liderança do PCCh.
Segundo Chen, 29 figuras não pertencentes ao PCCh estavam servindo como vice-governadores e em outros cargos correspondentes em 31 regiões provinciais em todo o país até junho de 2021, e outros 380 eram membros de órgãos de liderança dos governos em nível de sub-região.
Partidos não-PCCh e indivíduos proeminentes sem filiação partidária têm desempenhado papéis positivos na governança do Estado. Eles participaram ativamente dos esforços do país para atingir o pico de emissões de carbono e neutralidade de carbono, da redução da pobreza e da proteção ambiental ao longo do rio Yangtzé.
A Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) serve como um mecanismo chave para a cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCCh.
Na última década, o Comitê Nacional da CCPPC recebeu mais de 58 mil propostas e deu entrada em mais de 47 mil delas. Um grande número delas foi incorporado nas políticas e medidas do país, disse Zhang Jing’an, alto funcionário do comitê, na mesma entrevista coletiva.
“Um novo modelo desenvolvido no solo chinês, o sistema de partidos políticos da China mostrou pontos fortes em vários aspectos”, comentou.
O sistema é capaz de representar extensiva e infalivelmente os interesses fundamentais de todos os grupos étnicos e setores sociais, evitando assim os defeitos dos sistemas partidários antiquados que representam apenas alguns seletivos ou os interesses estabelecidos.
Ele une todos os partidos políticos e não afiliados em direção a um objetivo comum, que é a revitalização da nação chinesa no presente, mitigando assim os riscos de supervisão inadequada no governo de partido único e os problemas de rotação de poder e competição destrutiva entre múltiplos partidos políticos.