back to top
20.8 C
São Paulo
segunda-feira - 23 dezembro 2024 - 15:50

Em SP, algumas cidades aplicam mais doses do que recebem

Na contramão das reclamações recentes de profissionais de saúde de municípios do país, que afirmaram ser difícil atingir as 10 doses nos frascos da vacina contra a covid-19 da CoronaVac, algumas cidades de São Paulo obtêm 11 e chegaram a 12 em recipientes similares.

O aproveitamento superior ao das doses registradas no rótulo ocorre também com o imunizante da AstraZeneca, desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford e fabricado no Brasil pela Fiocruz.

Em Flora Rica, Natália Lacerda Redivo Vilar, secretaria de Saúde do município, afirma que é comum as doses a mais. “Tem frasco que vem com 12, da AstraZeneca chegamos a tirar 13”, conta ela, lembrando que isso ocorreu no início da campanha de vacinação.

Atualmente, a Fiocruz distribui apenas frascos com 5 doses. Os que tinham 10 eram os primeiros lotes da vacina da AstraZeneca, importados da Índia. Em relação à CoronaVac, criada a partir de uma parceria da farmacêutica chinesa Sinovav e do laboratório brasileiro Butantan, os primeiros vidrinhos eram de dose única — hoje contêm 10. Nos dois casos, os fabricantes deixam um “chorinho”, um líquido a mais de sobra como margem de erro para eventuais perdas ou imprecisões nas aplicações.

É esse “chorinho” que ajuda a explicar por que até terça-feira (20) 82 municípios paulistas apresentavam mais de 100% de aproveitamento no ranking público do site Vacina Já do Governo do Estado de São Paulo. Em outras palavras, injetaram mais do que receberam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
6,0898
CNY
0,8376
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Amigos Estrangeiros Vivenciam as Artes Marciais Tradicionais Chinesas de Forma Imersiva

Recentemente, mais de 20 estudantes internacionais de países como...

Peles Também Podem Ser Transformadas em Artesanato

Na aldeia de Dongmagai, na vila de Huji, no...

São João Alimentos recebe delegação chinesa para conhecer a qualidade do arroz brasileiro

A São João Alimentos, que abastece o mercado nacional...

Realizando a “Liberdade para Exercitar-se” na Aldeia

A academia da aldeia está em funcionamento há mais...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado