Em discurso, Xi diz que China vai acelerar produção de ‘recursos de defesa’ para ‘vencer guerras’

Segundo líder, Pequim precisa intensificar pesquisas focadas em tecnologia de defesa para que a China não dependa de países estrangeiros, sublinhando que essa é uma das metas do Partido Comunista.

Nesta quarta-feira (8), durante discurso a representantes do Exército de Libertação Popular (ELP) e da polícia militar chinesa na sessão anual do Parlamento, o presidente, Xi Jinping, disse que a China precisa melhorar o uso de recursos de defesa para “vencer guerras”.

“A China precisa usar melhor a ciência, tecnologia e indústria de defesa para fortalecer seu Exército e vencer guerras”, disse o presidente citado pela Reuters.

Vestindo um terno chinês na cor verde militar, a autoridade lembrou aos militares que eles devem ser liderados pelo partido, e que consolidar e melhorar as “capacidades estratégicas integradas” é um novo requisito estabelecido pelo Partido Comunista.

Para cumprir o objetivo, Xi pediu aos laboratórios nacionais que acelerassem suas pesquisas em tecnologia de defesa para que a China não dependesse de países estrangeiros, relata a mídia.

Ao mesmo tempo, o chefe de Estado declarou que as cadeias de suprimentos da indústria devem ser mais resilientes, mostrando necessidade de maior construção de infraestrutura e criação de reservas nacionais para fins de defesa.

Xi é o comandante em chefe das Forças Armadas da China e deve ser formalmente reeleito como presidente no final desta semana.