14.8 C
São Paulo
sexta-feira - 19 abril 2024 - 06:55

Cúpula do Clima: Xi Jinping menciona redução de carbono na China em plano governamental

Em discurso na Cúpula dos Líderes sobre o Clima realizada nesta quinta-feira (22), o líder Xi Jinping mencionou que a China realizará um controle rigoroso da produção de carvão nos próximos cinco anos, e diminuirá a emissão de carbono durante o 15º Plano Quinquenal. O discurso do presidente chinês relembra os compromissos firmados em dezembro do ano passado, em reunião da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo Xi Jinping, a China planeja atingir o pico de emissões antes de 2030, e zerá-las até o ano de 2060. O governante também mencionou a presença do país na Conferência da Biodiversidade, que tem previsão para ocorrer em Pequim ainda este ano.

O governo chinês volta a cobrar países desenvolvidos presentes na Cúpula para participarem das metas estabelecidas, que visam combater as mudanças climáticas e restaurar o meio ambiente. A China realizou um anúncio de compromisso global com os Estados Unidos na semana passada, que também são responsáveis por boa parte da emissão de CO2 no planeta. “Precisamos levar em consideração o anseio das pessoas por uma vida melhor, e seguir o compromisso de equidade e justiça”, disse Xi Jinping.

O presidente Joe Biden formalizou nesta quinta a promessa dos EUA em diminuir a emissão de gases do efeito estufa, com planejamento feito até o ano de 2030.

Também é esperado que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, discurse sobre o desmatamento ilegal na Amazônia ainda hoje. A Cúpula do Clima terá dois encontros (dias 22 e 23), e ocorre de forma virtual com os 40 dirigentes convidados por Biden.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Em Pequim, Gleisi elogia modelo chinês de influência em estatais: ‘Ensinamentos para o Brasil’

"É extraordinário o que a China está fazendo sob a condução...

Técnicas de plantio de peônias são ensinadas a estudantes russos

Com a flor como mediadora, o mundo está aprendendo...

China sobe o tom sobre tríplice aliança entre EUA, Japão e Filipinas

Pelo segundo dia consecutivo a diplomacia chinesa reage à...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado