Crescimento brasileiro desponta em relatório do Banco Mundial

Entidade revisou para cima a projeção para o PIB brasileiro: 2,6% em 2023

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (gravata azul), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Fabio Pozzebom / Agência Brasil)

O Banco Mundial elevou sua projeção de crescimento para a economia brasileira em 2023, estimando agora uma expansão de 2,6% para o Produto Interno Bruto (PIB), segundo informações do relatório Conectados: tecnologia digital para a inclusão e o crescimento. Esse número representa um aumento significativo em relação à projeção anterior de junho, que era de 1,2%. 

Em comparação com os números da América Latina e Caribe, o Brasil se destaca positivamente. Enquanto a previsão de crescimento regional para 2023 é de 2%, o Brasil apresenta um percentual 0,6 ponto percentual acima da média. 

Apesar do crescimento brasileiro estar acima da média latino-americana, o Banco Mundial alerta que a expansão projetada para a região, embora superior à previsão anterior de 1,4%, ainda se encontra aquém das demais regiões globais. Segundo a instituição, essa taxa de crescimento não é suficiente para impulsionar a criação de empregos, promover a inclusão e reduzir a pobreza de maneira efetiva.