Concurso deverá eleger prédio mais feio da China; conheça os “favoritos”

FonteUol

Em seguida, os mais votados devem ser analisados por uma comissão de arquitetos renomados do país, que escolherá os dez vencedores a serem anunciados em dezembro. De acordo com os organizadores, a proposta da disputa é “provocar o pensamento crítico sobre beleza e feiura na arquitetura e promover a responsabilidade social dos arquitetos”.

Só os primeiros seis lugares do ranking do Archcy já acumulam entre si quase 20 mil votos. Conheça-os:

Portão sul do campus , Universidade de Zhejiang

Ponte de Vidro da Torre da Montanha de Jiuhuangshan em Mianyang, Sichuan

“Igreja-violino”, Yanbu, em Foshan, província de Guangdong

Museu Internacional de Arte Infantil de Xi’an, Shaanxi

Hotel Matryoshka, em Manzhouli, Mongólia

“Casa de Ponta-Cabeça” em Daping, Chongqing

O concurso acontece em um momento em que a sociedade chinesa discute a medida da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma, que baniu em abril a construção de “prédios feios”. Segundo o jornal britânico The Guardian, esta não é a primeira vez que as autoridades chinesas tentam regulamentar a beleza das construções no país.

No ano passado, o Ministério da Moradia e Desenvolvimento Urbano-Rural chinês teria entrado em parceria com a comissão para produzir um documento com o intuito de “esclarecer” a gestão urbanística, já que o órgão havia concluído que “grandes prédios com estilo estranho” seriam “um desperdício de recursos”.

Em resposta, o movimento #BanningUglyArchitecture (ou “Banindo a Arquitetura Feia”) passou a fazer sucesso na rede social Weibo, muito usada no país. Usuários passaram a compartilhar prédios que consideraram feios e a discutir a proposta. Até o momento, a página já acumula 170 milhões de visualizações.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
4,9826
CNY
0,7432
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China define prioridades para ampliar acesso à saúde até 2030

A China deve concentrar esforços em prevenção de doenças...

Empresas chinesas avançam nos setores de refrigeração e automóveis no Brasil

A presença de empresas chinesas no Brasil vem se...

China defende cooperação global em medicina tradicional e aposta em ciência e inovação

A China defendeu o fortalecimento da cooperação internacional em...

Escultura de mais de 3 metros amplia diálogo artístico entre Brasil e China em São Paulo

Obra “Savage”, do escultor brasileiro Zê Vasconcellos, integra exposição...