Comércio exterior de província considerada potência econômica da China tem alta recorde

Visitantes observam um veículo de nova energia durante a Feira de Cantão em Guangzhou, na Província de Guangdong, sul da China, em 15 de outubro de 2024. (Xinhua/Lu Hanxin)

 Guangzhou, 22 out (Xinhua) — A Província de Guangdong, uma potência da economia chinesa, registrou um novo recorde em seu comércio exterior nos três primeiros trimestres do ano, com importações e exportações atingindo 6,75 trilhões de yuans (US$ 951 bilhões), um aumento anual de 11,1%.

   As exportações da província ficaram em 4,39 trilhões de yuans no período, um aumento de 9,1% em relação ao ano passado, enquanto as importações totalizaram 2,36 trilhões de yuans, uma alta anual de 15%, disse Zhang Ke, vice-diretor da subadministração de Guangdong da Administração Geral de Alfândega da China, em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira.

   O comércio exterior de Guangdong agora representa 20,9% do total do país, mantendo sua posição de liderança, com uma grande contribuição para o crescimento do país. A taxa de crescimento do comércio exterior da província superou a média nacional em 5,8 pontos percentuais.

   O novo recorde histórico da escala de comércio exterior de Guangdong para o mesmo período demonstrou a forte resiliência econômica e a vitalidade da província, disse Zhang.

   A cidade de Shenzhen, um centro nacional de tecnologia em Guangdong, também alcançou um recorde, com um volume total de comércio exterior de 3,37 trilhões de yuans no mesmo período, anotando um aumento anual de 20,9%, de acordo com a alfândega de Shenzhen.

   As exportações e importações de Shenzhen atingiram um recorde, com as exportações aumentando 19,7% em relação ao ano passado, chegando a 2,14 trilhões de yuans, e as importações totalizando 1,23 trilhão de yuans, representando um aumento de 23,1% em termos anuais.

   As empresas privadas de Shenzhen foram a principal força do crescimento, contribuindo com 70,9% do total do comércio exterior da cidade nos três primeiros trimestres. Elas registraram exportações e importações no total de 2,39 trilhões de yuans, um aumento de 30,8% em relação ao ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui