Os cientistas da China criaram o primeiro mapa colorido de Marte do mundo, que é altamente detalhado e realista, usando dados coletados durante a missão Tianwen-1 lançada em 2020. O mapa é baseado em 14.800 imagens tiradas com uma resolução de 76 metros por pixel (m/p), de acordo com a Eurasia Today, parceira da rede TV BRICS.
O orbitador capturou imagens de diferentes ângulos durante 1.300 dias. Os dados ópticos e as informações de radar coletados permitiram que os pesquisadores estudassem a geologia de Marte com mais profundidade e explorassem as estruturas subterrâneas do planeta vermelho.
O trabalho envolveu a comparação com dados de referência de outras missões espasiais e a combinação das imagens para minimizar as discrepâncias. O resultado é um mosaico de imagens globais “sem emendas” no nível do pixel.
O principal objetivo da missão Tianwen-1 da Administração Espacial Nacional Chinesa era estudar a atmosfera, a topografia e o clima de Marte e preparar-se para outras pesquisas científicas.
Além disso, esse mapa detalhado será uma ferramenta importante para os geólogos, permitindo que eles observem mudanças na topografia e nas características da superfície com precisão. A conquista da missão Tianwen-1 fortalece a posição da China na exploração espacial e faz uma contribuição significativa para o estudo do planeta vermelho em todo o mundo.