China supera os EUA em produção e qualidade de pesquisa sobre IA, diz estudo

A China é a campeã indiscutível em artigos de pesquisa de inteligência artificial (IA), superando os EUA em quantidade e qualidade, aponta estudo do portal Nikkei.

De acordo com o veículo de imprensa japonês, em uma análise que contou com o trabalho da editora científica holandesa Elsevier, os estudos de pesquisadores chineses estão ganhando mais representatividade em um setor dominado por norte-americanos.

Como exemplo, a publicação aponta que as empresas Tencent, Alibaba e Huawei, todas da China, estão entre as dez que mais produzem pesquisas sobre IA, superando algumas gigantes do Vale do Silício.

Olhando para a quantidade, o levantamento mostra que o número de artigos sobre IA explodiu de cerca de 25 mil em 2012 para cerca de 135 mil em 2021. Isso reflete o aparecimento das tecnologias que usam IA na sociedade.

A China sempre esteve no topo em termos de volume de artigos científicos, mostra o estudo. Em 2021, os pesquisadores chineses produziram 43 mil publicações sobre o tema, quase o dobro dos EUA.

O estudo também mediu a qualidade das pesquisas, com base no número de artigos que estavam entre os 10% mais citados em outras publicações acadêmicas. Em 2012, os EUA lideravam, com 629 desses artigos, com a China em segundo lugar, com 425.

A China ultrapassou os EUA nesse quesito em 2019. Em 2021, cientistas chineses foram responsáveis por 7.401 dos artigos mais citados, superando a contagem americana em 70% ou mais.

A distribuidora de energia de propriedade do governo State Grid também possui um dos melhores braços de pesquisa de IA entre as empresas chinesas. A empresa está desenvolvendo tecnologia para prever a demanda de energia e detectar problemas na rede elétrica.

A China está pronta para continuar com esse ímpeto. Sob um plano do governo emitido em 2017, Pequim visa desenvolver IA de próxima geração e se tornar o principal centro de inovação de IA do mundo até 2030.

A Academia Chinesa de Ciências, afiliada ao governo e principal instituição científica do país, possui vasta capacidade de pesquisa. A Universidade Tsinghua, universidade pública de pesquisa em Pequim, também é um ponto forte de produção acadêmica sobre IA.

A necessidade de acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de ponta, incluindo IA, foi enfatizada entre as prioridades econômicas de 2023 delineadas pelo presidente da China, Xi Jinping.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui