A aeronave C919, desenvolvida na China, realizou seu primeiro voo comercial utilizando combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês), segundo reportou o China Daily, parceiro da TV BRICS.
O voo de Pequim para Xangai foi o primeiro de quatro rotas nas quais se planeja conduzir um teste de voo com aeronaves movidas a SAF.
O teste segue uma recomendação da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e da Administração de Aviação Civil da China para testar o SAF em diversos modelos de aeronaves, incluindo o C919.
O combustível de aviação ecológico é principalmente produzido a partir de resíduos animais e vegetais, óleos comestíveis usados, lixo urbano e resíduos agrícolas e florestais.
O SAF tem a capacidade de reduzir as emissões de dióxido de carbono em até 85% em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais, como o petróleo e o carvão natural, tornando-se uma alternativa promissora para a aviação civil.
Esse avanço é um passo essencial no desenvolvimento do transporte limpo na China e demonstra o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável da indústria da aviação.