China lança projeto para promover uso da IA em pesquisas de ciência e tecnologia

A China iniciou a implementação da Inteligência Artificial para a Ciência, um projeto que visa promover o uso da IA em pesquisas das fronteiras científicas e tecnológicas.

Lançado em conjunto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, o projeto se concentrará em problemas-chave de disciplinas básicas, bem como nas necessidades de pesquisa em campos-chave de ciência e tecnologia, como desenvolvimento de medicamentos, pesquisa genética e criação biológica.

O projeto fortalecerá ainda mais o layout do sistema e a orientação geral, de modo a promover a profunda integração da IA e da pesquisa em ciência e tecnologia, promover a abertura e a convergência de recursos e aprimorar as capacidades de inovação, de acordo com o ministério.

Sob o projeto, o ministério promoverá a inovação de modelos e algoritmos de IA para grandes problemas científicos, desenvolverá uma série de plataformas para campos de pesquisa típicos e acelerará a construção de uma plataforma nacional de inovação aberta para a nova geração de poder de computação pública de IA.

O projeto também se compromete a reunir equipes interdisciplinares de pesquisa e desenvolvimento, promover o estabelecimento de um consórcio de inovação e construir plataformas internacionais de intercâmbio acadêmico para oferecer soluções para desafios científicos humanos comuns, incluindo o tratamento do câncer e a crise climática.