back to top
12.8 C
São Paulo
domingo - 19 outubro 2025 - 22:42

China exige que navios estrangeiros reportem sua presença antes de entrarem em ‘águas territoriais’

A Administração de Segurança Marítima da China informou que, de acordo com as novas medidas que passam a vigorar na quarta-feira (1º), as embarcações estrangeiras entrando no mar territorial chinês devem comunicar informações sobre o navio e sua carga às autoridades marítimas do gigante asiático, reporta o South China Morning Post.

As exigências incluem o nome do navio estrangeiro, seu indicativo de chamada, localização e informação sobre qualquer mercadoria perigosa a bordo, segundo a mídia.

Caso a embarcação falhe em indicar todas as informações requeridas, a administração marítima aplicaria as leis, regulamentos e provisões relevantes para o caso.

Esta nova medida surge enquanto as tensões entre Pequim e Washington vêm se intensificando nos últimos meses, especialmente devido à presença militar das nações ocidentais lideradas pelos EUA na região disputada.

O Comando do Teatro do Sul do Exército de Libertação Popular (ELP) da China informou que a entrada do navio dos EUA ocorreu sem a aprovação do governo chinês, tendo não só violado a soberania chinesa como também colocado em risco a estabilidade do mar do Sul da China, aponta o South China Morning Post.

Até agora, o novo regulamento não detalha, oficialmente, as penalidades por descumprimento. Porém, Kang Lin, diretor-adjunto do Instituto Nacional de Estudos do Mar do Sul da China, disse que a administração marítima lidaria com as violações através de leis relevantes, incluindo a lei da Guarda Costeira da China, de modo a ordenar que as embarcações estrangeiras saiam imediatamente do território, utilizando também medidas como a expulsão coerciva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3128
CNY
0,7462
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Ballet Nacional da China encanta o público carioca com versão chinesa de “O Quebra-Nozes”

O Ballet Nacional da China voltou ao Brasil e...

Leitura em comunidade fortalece laços culturais em Binhé, Distrito de Dingtao

Para enriquecer a vida cultural dos moradores e fortalecer...

China torna-se país observador da Comunidade Andina e amplia presença diplomática na América do Sul

A China foi oficialmente aceita como novo país observador...

Mercados globais reagem positivamente à decisão de Trump de recuar em tarifa de 100% contra a China

Os mercados internacionais amanheceram em alta nesta sexta-feira (10)...