A cidade de São Paulo recebeu o primeiro dos 14 trens entregues por um fabricante chinês de veículos elétricos para a construção do primeiro monotrilho da metrópole brasileira. A informação foi divulgada pela CCTV+, parceira da rede TV BRICS.
O lançamento da linha está planejado para o início de 2026. Espera-se que o novo tipo de transporte ajude a eliminar as dificuldades de trânsito na cidade.
Cada trem é composto por cinco vagões com capacidade total de 600 passageiros. O chefe da empresa fornecedora da China, Tyler Lee, observou que tecnologias inovadoras foram usadas ativamente na implementação do projeto. Particularmente, o trem não precisa de um condutor, pois é totalmente automático. Além disso, os trens são equipados com sistema de suspensão a ar, e os passageiros se sentirão mais confortáveis.
O Brasil está buscando ativamente a cooperação com a China, que continua a desenvolver novas tecnologias de energia. Tarcísio de Freitas, governador do estado de São Paulo, elogiou as inovações das empresas chinesas, observando que o sistema de monotrilho está planejado para ser expandido no futuro, inclusive por meio da cooperação com fornecedores do país asiático.