Em sua viagem pela Europa, o presidente chinês, Xi Jinping, desembarcou em Budapeste na quarta-feira (8), onde se reuniu com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, nesta quinta-feira (9) e emitiu uma declaração conjunta sobre o estabelecimento de uma “parceria estratégica abrangente de todos os climas para a nova era” entre os dois países.
Xi já passou pela França e Sérvia e encerra a sua primeira viagem oficial a países europeus em cinco anos na Hungria.
As duas partes concordaram em usar ativamente ocasiões bilaterais e multilaterais para realizar reuniões entre os líderes dos dois países e alavancar ainda mais o papel das trocas de líderes em fornecer orientação estratégica, segundo a declaração.
China e Hungria concordaram que sua cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês) produziu resultados frutíferos e que a Nova Rota da Seda desempenhou um papel positivo na promoção do desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida em ambos os países.
“Para enriquecer a parceria estratégica abrangente de todos os climas China-Hungria para a nova era, as duas partes estão comprometidas em aumentar a sinergia entre a BRI e a política de ‘Abertura para o Leste’ da Hungria,” disse a declaração.
Os dois países disseram que estão dispostos a promover ativamente a construção da seção húngara da Ferrovia Hungria-Sérvia, um projeto marcante sob a cooperação do Cinturão e Rota, e promover conjuntamente a conectividade de alto nível na Europa Central e Oriental.
As duas partes estão dispostas a apoiar ativamente o desenvolvimento sadio e estável da Linha Expressa Terrestre-Marítima China-Europa e promover a conectividade e o comércio entre China e Hungria, afirmou a declaração.
Cooperação econômica
A declaração diz ainda que as duas partes darão pleno papel ao grupo de trabalho de alto nível China-Hungria sobre agricultura e outros mecanismos para fortalecer a cooperação econômica, comercial e de investimento entre as empresas agrícolas de ambos os lados, ampliar o acesso ao mercado, promover a cooperação de projetos “pequenos e belos”, e fortalecer a cooperação em áreas como saúde animal e pesquisa e desenvolvimento conjuntos de tecnologias de processamento profundo de produtos agrícolas.
“Reafirmando a importância da segurança global e da paz, os dois países prometeram salvaguardar conjuntamente o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo, a ordem internacional sustentada pelo direito internacional e as normas básicas das relações internacionais baseadas nos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, trabalhar por uma ordem internacional mais justa e equitativa e salvaguardar firmemente a paz e a estabilidade mundial”, conclui o comunicado conjunto.
Relações diplomáticas
Este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e Hungria, inaugurando uma nova e importante oportunidade para o desenvolvimento das relações bilaterais, disse Xi.
As duas partes devem continuar sendo bons amigos de confiança e assistência mútua, e bons parceiros de cooperação ganha-ganha, disse Xi, convocando os dois países a aproveitar o estabelecimento da parceria estratégica abrangente de todos os climas para a nova era como uma oportunidade para injetar um novo e forte ímpeto na cooperação bilateral e criar um futuro melhor para os dois povos.
“As relações China-Hungria estão atualmente no melhor período da história e sua parceria estratégica abrangente manteve um desenvolvimento de alto nível. Com o aprofundamento da confiança política mútua e a cooperação frutífera em vários campos, os dois países têm estabelecido um modelo para a construção de um novo tipo de relações internacionais”, disse Xi.