China cresce 5,2% em 2023 e população cai pelo segundo ano seguido

PIB do país asiático atinge recorde de mais de 17 trilhões de dólares; população reduz em mais de 2 milhões de pessoas

(Foto: Shutterstock)

O Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou um crescimento de 5,2% ano a ano em 2023 e a população reduziu em cerca de , mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, da sigla em inglês) nesta quarta-feira (17).

A economia nacional, informa o relatório, “testemunhou o impulso de recuperação, a oferta e a demanda melhoraram de forma constante, a transformação e os upgrades avançaram solidamente, o emprego e os preços foram geralmente estáveis, o bem-estar do povo foi robusta e eficazmente garantido, foram feitos progressos constantes na busca pelo desenvolvimento de alta qualidade, e os principais objetivos esperados foram bem alcançados.”

O PIB do país atingiu um recorde de 126,06 trilhões de yuans (cerca de 17,71 trilhões de dólares dos EUA).

Por setores, o valor adicionado da indústria primária aumentou de 4,1%, o da indústria secundária, 4,7% e o da indústria terciária, 5,8%.

Por trimestre, o PIB do primeiro trimestre aumentou 4,5% ano a ano, 6,3% no segundo trimestre, 4,9% no terceiro trimestre e 5,2% no quarto trimestre. O PIB aumentou 1%  trimestre a trimestre no quarto trimestre.

“Apesar da pressão externa e dificuldades internas, a China conseguiu alcançar os principais objetivos estabelecidos para 2023 e registrou um reaquecimento e melhorias na economia”, disse Kang Yi, chefe do NBS, em uma coletiva de imprensa.

Ele também alertou que o crescimento econômico ainda enfrenta algumas dificuldades e desafios, pois o ambiente externo tornou-se mais complexo e severo com o aumento das incertezas.

No quarto trimestre, a economia chinesa expandiu 5,2% ano a ano, e a economia do país cresceu 1%cento trimestre a trimestre, segundo o NBS.

O valor adicionado da produção industrial da China, um importante indicador econômico, aumentou 4,6% ano a ano em 2023, mostraram os dados do NBS.

O investimento em ativos fixos aumentou 3% ano a ano em 2023, enquanto as vendas no varejo de bens de consumo, um importante indicador da força de consumo do país, subiram 7,2% ano a ano.

População chinesa reduz

A China terminou o ano de 2023 com 1.409.670.000 de habitantes, de acordo com dados divulgados do NBS. É o 2º ano consecutivo em que a população encolheu. O país asiático havia fechado 2022 com 1.411.750.000 de pessoas.

É uma diferença de 2,08 milhões de pessoas, o equivalente à população do Catar (2.881.053) ou da Albânia (2.877.797).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui