Início Capa China celebra o Ano do Dragão

China celebra o Ano do Dragão

País asiático se despede do Ano do Coelho com festas de norte a sul

(Foto: Xinhua)

Os pontos turísticos por toda a China estão iluminados com a cor auspiciosa vermelha. Lanternas decoram as ruas e vielas tanto em cidades quanto em vilas. As melodias animadas de música otimista ecoam por supermercados e centros comerciais, criando uma atmosfera festiva.

Essa atmosfera de celebração atingiu o ápice neste sábado (10), quando a China celebrou o Ano Novo Lunar Chinês, ou Festival da Primavera. Considerado o feriado mais celebrado entre os chineses, ele marca um momento de alegres reuniões familiares e uma série de eventos culturais.

Enquanto a China se despede do Ano do Coelho, acolheu com alegria o Ano do Dragão, ou o Ano do Loong, como algumas pessoas preferiram chamar, com desejos de fortuna e sucesso.

Loong, ou dragão chinês, o quinto signo no ciclo tradicional do zodíaco chinês, representa um dos totens da nação chinesa, e o povo chinês, tanto no país quanto no exterior, orgulhosamente se denomina “descendentes do loong”.

Celebração do Tempo de Hoverdade

Semanas atrás, atividades temáticas tradicionais começaram por todo o país, enquanto o povo chinês participava de bazares animados e exibições de lanternas gigantes.

No dia 2 de fevereiro, o Festival do Deus da Cozinha, também conhecido como o Pequeno Ano Novo no calendário lunar chinês, foi celebrado em grande estilo.

Na cidade de Xi’an, que tem uma história de mais de 3.100 anos, uma feira de templo ocorreu no bloco cultural Yongxingfang, na região noroeste da cidade.

Um grupo de artistas apresentou “Huayin Laoqiang”, uma ópera tradicional chinesa conhecida como “rock’n roll na terra amarela”, e recebeu uma calorosa rodada de aplausos do público.

Ao mesmo tempo, artesãos foram vistos criando imagens do Ano Novo Lunar, um tipo de pintura de xilogravura com séculos de tradição na China.

Festival de Lanternas

Iluminar e apreciar lanternas durante o Festival da Primavera é uma tradição de longa data na China. No coração de Xi’an, a maior e mais bem preservada muralha da cidade brilhou sob um espetacular festival de lanternas.

Um total de 37 lanternas gigantes em forma de dragão se contorcem e giram ao longo dos topos da muralha da cidade, adornadas com nós chineses, peônias e outros enfeites festivos.

Dentre elas, destaca-se uma lanterna de 18 metros de altura na Praça Yongning Gate (Portão Sul), inspirada em um dragão de jade em forma de C da antiga cultura Hongshan, com mais de cinco mil anos, que tem atraído particular atenção e motivado visitantes a tirarem fotos.

O festival de lanternas na muralha da cidade é realizado há quase quatro décadas. A edição do Ano do Dragão apresentou materiais sustentáveis e de baixo carbono.

Os chineses mantêm a tradição de subir montanhas, orar por boa sorte e desejar prosperidade para o novo ano.

Por volta das 6h30 de sábado, a cidade de Fuyuan, localizada na parte mais oriental da província de Heilongjiang, no nordeste da China, testemunhou o primeiro raio de sol do Ano Novo Lunar Chinês.

Muitos cidadãos e turistas subiram ao topo da Montanha Nanshan para saudar o nascer do sol.

Celebração atualizada

Embora as atividades tradicionais do festival estejam vivenciando um renascimento, o povo chinês também está explorando novas e únicas maneiras de se despedir do ano velho e saudar o ano novo. Na Região Autônoma de Ningxia Hui, no noroeste da China, os corredores estão percorrendo uma rota em forma de dragão.

O feriado de oito dias do Festival da Primavera também evidenciou um aumento no turismo por todo o país. Desde as paisagens cobertas de gelo na província de Heilongjiang, no extremo norte, até a cidade costeira tropical de Sanya, na província de Hainan, no sul, turistas de toda a China estão desfrutando de uma diversidade de cenários impressionantes.

Febre dos museus

A febre dos museus entre os jovens chineses continuou a todo vapor durante o período de férias, e conseguir ingressos não tem sido uma tarefa fácil. Como resposta, os museus adotaram medidas para atender melhor à demanda crescente.

Por exemplo, o Museu Sanxingdui, localizado na província de Sichuan, no sudoeste da China, estendeu seu horário de funcionamento até as 20h durante o feriado.

Os museus também estão recebendo os visitantes com exposições que apresentam elementos relacionados ao Ano Novo Lunar inspirados no dragão chinês.

O Museu de História Shaanxi, em Xi’an, inaugurou uma exposição especial dedicada à cultura do dragão chinês. As exposições incluem um dragão de bronze dourado em forma de S da Dinastia Tang (618-907), peça central da exposição.

Com um interesse crescente por apresentações artísticas, a geração mais jovem está escolhendo passar suas férias no teatro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Aceitar Notificação OK Não, Obrigado