O presidente da China, Xi Jinping, anunciou 900 bilhões de rands sul-africanos (cerca de R$ 285 bilhões) em apoio financeiro para a África no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, na sigla em inglês) em Pequim, capital chinesa. O fato foi relatado pela Pretoria News, parceira da rede TV BRICS.
Mais de 50 líderes africanos, incluindo o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, estão participando do fórum nesta semana.
O presidente chinês destacou que a cooperação com a África será realizada em dez áreas, incluindo modernização, aumento do comércio mútuo, aprimoramento da infraestrutura, desenvolvimento de pequenas e médias empresas, bem como setores de saúde, agricultura e educação.
Os chefes também discutiram a criação de uma plataforma comum para compartilhar experiências de gestão e construir 25 centros de estudos China-África.
Além disso, a China se compromete a apoiar a África na sediação dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2026 e da Copa das Nações Africanas de 2027.
Os países também estabelecerão alianças de hospitais e centros de pesquisa e inovação agrícola como parte da cooperação.
“Enviaremos 2.000 trabalhadores da área da saúde para a África e lançaremos 20 programas para construir instalações médicas e tratar a malária” – Disse Xi Jinping.