Campo de gás em águas profundas desenvolvido pela China registra recorde de produção de petróleo e gás

Foto sem data mostra um cluster de plataformas de produção de gás do projeto de fase II do Shenhai Yihao (Mar Ultraprofundo No. 1), um campo de gás em águas profundas desenvolvido pela China, localizado a 150 quilômetros da cidade de Sanya na província insular de Hainan, sul da China. (China National Offshore Oil Corporation/Divulgação por Xinhua)

Beijing, 14 out (Xinhua) — O primeiro campo de gás em águas ultraprofundas desenvolvido e construído de forma independente pela China, Shenhai Yihao, também conhecido como Deep Sea No.1, registrou uma produção acumulada de gás natural de mais de 9 bilhões de metros cúbicos até o momento, com uma produção de petróleo superior a 900 mil metros cúbicos.

   Shenhai Yihao é o campo de gás mais profundo desse gênero na China e iniciou suas operações em 25 de junho de 2021.

   A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) disse que, assim que seu projeto de fase II, que visa atualizar o campo de gás, esteja totalmente operacional, espera-se que o Deep Sea No.1 aumente sua produção anual máxima de 3 bilhões de metros cúbicos para 4,5 bilhões de metros cúbicos. E nessa época, o campo de gás será uma importante fonte de gás para a segurança energética do país.

   O projeto da fase II tem reservas comprovadas de gás natural de mais de 50 bilhões de metros cúbicos e inclui instalações como 12 poços de gás em águas profundas, uma plataforma de processamento abrangente pesando mais de 14.000 toneladas e cinco oleodutos submarinos com um comprimento total de aproximadamente 250 quilômetros.

   O Deep Sea No.1 está localizado a 150 quilômetros da cidade de Sanya, na província insular de Hainan, no sul da China. É capaz de operar a uma profundidade marinha máxima de mais de 1.500 metros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui