Brasil quer começar construção de novo satélite com China em 6 meses, diz ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

A ideia é que parceria ajude a monitorar a Amazônia e colabore para análises de questões climáticas. Ao mesmo tempo, autoridade acredita que retomar o programa com Pequim trará protagonismo novamente ao Brasil.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse à Sputnik nesta terça-feira (28) que o Brasil quer em seis meses começar a construir um novo satélite do Programa de Satélites de Recursos Terrestres (CBERS) com a China.

“Nossa esperança é começar a construir o CBERS-6 nos próximos meses. Isso é essencial para fortalecer nossas agências de monitoramento da Amazônia e realizar estudos climáticos”, disse Santos.

A ideia, afirmou a minstra, é que o Brasil volte a ter seu papel de “protagonista” após o “desmantelamento” ocorrido durante a administração anterior.

“Estamos colocando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como protagonista das políticas públicas de ciência do governo federal, recuperando seu papel de indutor do desenvolvimento científico e tecnológico do país […] ao chegarmos ao ministério, vimos o desmonte de políticas e o completo isolamento dos atores que integram o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, declarou Santos.

O CBERS é um programa de cooperação tecnológica entre China e Brasil para a produção de uma série de satélites de observação da Terra, que teve sua assinatura em 6 de julho de 1988 e o primeiro lançamento do satélite CBERS-1 em 1999. Até o momento, a parceria já produziu quatro satélites, sendo o último lançado em 2019.

CBERS 5 e 6 estão encomendados, sendo o citado pela ministra o de número 6.