back to top
20.5 C
São Paulo
domingo - 20 abril 2025 - 14:25

Bolsonaro nomeará 75 desembargadores, na maior canetada da história recente

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai dar a maior canetada da história recente do Judiciário brasileiro. No próximo ano, ele nomeará 75 desembargadores nos seis tribunais regionais federais do país.

A avalanche bolsonarista nas cortes será possível graças ao aumento de quase 50% das vagas em cinco tribunais aprovado pela Câmara no dia 8 de novembro (serão 57 novos cargos). E também à criação de uma nova corte, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Minas Gerais. Ele terá 18 novos juízes.

De um total de 139 desembargadores federais, portanto, o Brasil passará a ter 214. A lei que cria os novos cargos já está na mesa de Bolsonaro para ser sancionada.

A nomeação de um número tão grande de magistrados em tribunais estratégicos preocupa setores do meio jurídico, que já temem o aparelhamento das cortes pelo bolsonarismo.

Para citar apenas um exemplo de enorme impacto político, o ex-presidente Lula foi julgado e preso por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou sentença do ex-juiz Sergio Moro contra ele.

Petistas comemoram suspeição de Moro
Petistas comemoram suspeição de Moro

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques, que já integrou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), vem sendo apontado como um dos interlocutores preferenciais de Bolsonaro para o preenchimento das vagas. Seu gabinete já estaria recebendo romaria de futuros candidatos.

Parte delas é reservada a indicações do Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que formam listas submetidas aos tribunais e depois enviadas ao presidente da República.

Caberá a Bolsonaro sempre, no entanto, a última palavra.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques – Edilson Rodrigues/Agência Senado

A questão financeira também preocupa: as vagas de desembargadores serão abertas com o fechamento de cargos vagos de juízes federais. A estrutura para atender os magistrados dos tribunais, no entanto, é bem mais dispendiosa.

De acordo com um magistrado de tribunal superior, “é um trem da alegria monstro, com dinheiro do contribuinte”.

O Tribunal Federal da 1ª Região passará de 27 para 43 desembargadores; o da 2ª Região, de 27 para 35; o da 3ª Região, de 43 para 55; o da 4ª Região, de 27 para 39; o da 5ª Região, de 15 para 24. E o de Minas Gerais terá nomeados novos 18 desembargadores.

O presidente Jair Bolsonaro em 2021
O presidente Jair Bolsonaro em 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,9168
CNY
0,8096
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Dingtao: a cidade das flores que cultiva uma “economia floral” cada vez mais forte

No dia 3 de abril, no campo de cultivo...

Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra chikungunya ao SUS

O Ministério da Saúde vai pedir a incorporação da...

Primavera das peônias atrai multidões a Heze

Nesta época do ano, as peônias em plena floração...

“Derrubando muros”: China expande parceiros comerciais em resposta à guerra comercial de Trump

A China está "derrubando muros" e expandindo seu círculo...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado