Biden quer fornecer armas a Taiwan usando orçamento para Ucrânia, diz mídia

O presidente dos EUA, Joe Biden, pretende apelar ao Congresso com um pedido para financiar armas para Taiwan dentro do orçamento adicional para a Ucrânia, diz o jornal Financial Times, citando fontes familiarizadas com a situação.

“A Casa Branca vai pedir ao Congresso para financiar armas para Taiwan como parte de um pedido de orçamento suplementar para a Ucrânia“, escreve o jornal.

Como observado, o pedido da Casa Branca visa acelerar o fluxo de armas para Taiwan no contexto de uma suposta ameaça crescente da China.

Segundo fontes, o Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos incluirá financiamento para Taiwan em um pedido adicional como parte de um esforço para acelerar o fluxo de armas.

Se aprovada pelo Congresso, Taiwan receberá armas pela primeira vez através de um sistema financiado pelos contribuintes dos Estados Unidos, observa a publicação. A Casa Branca deve emitir um pedido em agosto.

O Financial Times observa que a Casa Branca se recusou a comentar ou divulgar detalhes de quanto dinheiro seria solicitado para Taiwan.

Anteriormente, foi relatado que o presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou a alocação de US$ 345 milhões (R$ 1,63 bilhão) em ajuda militar a Taiwan. Os fundos serão gastos em necessidades e serviços de defesa, bem como em formação e treinamento.