O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), reafirmou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (13) que o reverendo Amilton Gomes de Paula deve comprovar com exames e avaliação presencial o atestado médico apresentado por ele para não depor ao colegiado amanhã. O religioso alegou estar com pedras nos rins.
“Não posso me precipitar. Eu conheço muita gente que tem problemas renais. Se ele está com esse grau de infecção nos rins, ele deve ter se internado em alguma clínica, algum tipo de imagem que mostre que ele não vai poder se locomover até aqui. Eu só vou me pronunciar depois da junta médica”, disse Aziz.
Mais cedo, o Senado confirmou o horário da perícia médica do religioso para as 15h.
O reverendo, que é presidente da Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), tem depoimento à CPI marcado para esta quarta-feira (14). A cúpula da CPI investiga a participação dele na compra de 400 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca por meio da empresa Davati.
Reação
Em resposta ao pedido de Aziz, o Serviço de Junta Médica do Senado convocou Amilton Gomes a comparecer à perícia às 15h desta terça-feira (13). “O Sr. Amilton Gomes de Paula deverá trazer toda a documentação relacionada ao caso: exames laboratoriais e de imagem, relatórios médicos”, escreve no pedido o presidente da Junta Médica do Senado, Bruno Andrade Jess.