As peônias florescem sobre porcelana branca

Cada encontro entre a faca e a porcelana aprofunda a textura da porcelana; cada impacto entre a faca e a porcelana torna os meridianos das pétalas mais distintos. Em um pequeno pátio rural na Vila Bogetang, na cidade de Mudan, em Heze, Ma Xianrong, um herdeiro do patrimônio cultural imaterial do entalhe em porcelana de Caozhou, está esculpindo em frente à mesa. Em meio ao entrelaçamento de ouro e pedra, uma peônia floresce vividamente na delicada porcelana branca.

“O entalhe em porcelana é uma técnica artesanal tradicional que usa ferramentas especiais como facas e martelos para esculpir padrões em cerâmica e depois pintá-los. Ele se desenvolveu com base nas fundações antigas de modelagem de cerâmica e marcas impressas, podendo ser rastreado até a dinastia Qin e Han. A técnica de entalhe em esmalte cerâmico apareceu no início da dinastia Qing e foi popular durante o período Guangxu e a era da República”, disse Ma Xianrong. Ele explicou que a técnica do entalhe em porcelana valoriza a substituição da caneta pela faca e o uso da cerâmica como papel, com a aplicação de uma habilidade afiada em entalhar, alcançando assim um efeito artístico que a tinta e a escrita não podem igualar.

Olhando em volta da oficina de Ma Xianrong, onde suas diversas obras de entalhe em porcelana estão em exposição, há obras sem tinta, onde o contraste entre o preto e branco é expresso apenas pela profundidade da escultura. Os detalhes dos personagens nas obras são tão claros quanto cada fio de cabelo. Também há obras de paisagens de flores, pássaros, peixes, insetos e montanhas em camadas, mostrando um toque artístico e tátil.

“Se você não tem uma agulha de diamante, não pegue objetos de cerâmica.” Essa frase descreve nossa profissão de maneira muito precisa. Diferente de outras artes tradicionais, o entalhe em porcelana de Caozhou é desafiador, pois usar uma faca para esculpir em uma superfície lisa de porcelana é difícil. Além disso, é necessário ajustar constantemente a técnica e a força para expressar diferentes temas, como flores, pássaros, peixes, insetos e paisagens.

“Mesmo para uma peça de pequeno tamanho, é necessário passar por uma série de processos complexos, como planejamento, esboço, entalhe e coloração. Dependendo da complexidade, pode levar de alguns dias a várias dezenas de dias.” Ma Xianrong disse que, como todo o processo de criação é irreversível, uma vez que a faca é aplicada, o resultado está determinado. Portanto, o artista precisa se concentrar e focar, usando toda a força dos dedos para realizar o trabalho de uma só vez, sem margem para erros. Isso é o que leva ao ditado “Há muitos que aprendem a pintar, mas poucos que entalham em porcelana”.

Heze é conhecida como a capital das peônias na China, com a reputação de “Peônias Caozhou serem as melhores do mundo”. As peônias daqui são grandes, vibrantes e elegantes, irradiando uma aura de elegância e luxo, representando boa sorte, riqueza e prosperidade. É por isso que muitas obras de entalhe em porcelana de Caozhou têm temas de peônias. O entalhe em porcelana das peônias busca uma aparência divina e uma expressão da beleza natural. Cada pétala de peônia, esculpida pela faca na porcelana, transmite uma sensação única de dureza e beleza das pedras, com camadas distintas de pétalas, dando uma sensação de beleza e riqueza. Portanto, as peônias entalhadas em porcelana frequentemente são escolhidas como lembranças pelos visitantes estrangeiros.