Agência Brasil China, No dia 25 de abril, o Encontro de Promoção e Intercâmbio Cultural e Comercial entre a China (Sichuan) e o Brasil, organizado pelo Governo Provincial de Sichuan, foi realizado com sucesso em São Paulo. O evento contou com a participação de 53 empresas e 7 associações comerciais de Sichuan e do Brasil, reunindo mais de 120 pessoas.

Convidados e Autoridades presentes

Entre os presentes estavam o Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng, o Conselheiro de Assuntos Comerciais do Consulado Chinês, Bai Chunhui, o Vice-Secretário Geral do Governo Provincial de Sichuan, Wang Jianjun, o Diretor do Departamento de Comércio de Sichuan, Xu Yixin, Subsecretário de Negócios Internacionais de São Paulo, Samo Tosatti, o Secretário de Estado da Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner, o Presidente da Associação Chinesa do Brasil, Fabio Ye, entre outros convidados.

Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng

Yu Peng, em seu discurso, destacou que China e Brasil, como grandes nações em desenvolvimento e importantes mercados emergentes, têm aprofundado sua confiança estratégica e alcançado frutíferos resultados em várias áreas desde o estabelecimento das relações diplomáticas há meio século. O comércio bilateral tem mostrado contínuas melhorias, com a China sendo o maior parceiro comercial do Brasil por 15 anos consecutivos. Ele mencionou que os projetos que seriam assinados no evento envolviam áreas como produtos agrícolas, bens de consumo e produtos químicos, com contratos totalizando 4 bilhões de yuans.

Este ano marca o 50º aniversário das relações diplomáticas entre China e Brasil, um momento histórico para o desenvolvimento das relações bilaterais. Yu expressou o desejo de que o evento aumentasse a compreensão sobre o apelo econômico e cultural de Sichuan no Brasil, e esperava que Sichuan continuasse a usar suas vantagens únicas para promover a amizade e cooperar em projetos locais entre os dois países.

Vice-Secretário Geral do Governo Provincial de Sichuan, Wang Jianjun

Wang Jianjun expressou sua admiração pela beleza e hospitalidade do Brasil desde sua chegada e destacou o grande potencial para cooperação mutuamente benéfica. Com o 50º aniversário das relações diplomáticas como pano de fundo, ele vislumbrava uma cooperação mais profunda e de nível mais elevado entre Sichuan e o Brasil.

Secretário de Estado da Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner

Xu Yixin falou sobre as amplas oportunidades de mercado e cooperação em investimentos comerciais e industriais, turismo e consumo cultural entre Sichuan e Brasil. Nos últimos cinco anos, o comércio entre Sichuan e Brasil cresceu de 6,2 bilhões para 14 bilhões de yuans, um crescimento anual de mais de 15%. Em 2023, as exportações do Brasil para Sichuan em minério de lítio, celulose e soja tiveram um crescimento de dois dígitos, enquanto as exportações de Sichuan para o Brasil em automóveis, roupas e produtos de plástico mostraram um forte aumento.

Convidados visitando o estande do Chang Hong Eletronics

Juliano Froehner compartilhou suas experiências em Sichuan, elogiando as iniciativas de conservação de pandas e a consciência ecológica da China. Ele estava ansioso por expandir a cooperação em educação, inovação tecnológica e desenvolvimento de novas energias entre Santa Catarina e Sichuan, especialmente em áreas de consenso ambiental.

Subsecretário de Negócios Internacionais de São Paulo, Samo Tosatti

Um representante da associação de exportadores de carne do Brasil destacou a importância do mercado chinês, onde 53% da carne bovina brasileira foi exportada em 2023. Durante o evento, associações comerciais e representantes de empresas do Brasil e de Sichuan promoveram produtos típicos e discutiram acordos comerciais, culminando na assinatura de seis acordos em áreas como eletrônicos, soja e café, totalizando 4 bilhões de yuans. A Câmara de Comércio Sichuan-Brasil também foi oficialmente inaugurada em São Paulo, sob a testemunha de líderes provinciais e convidados presentes.

Convidados tiram foto com Panda

Participou no evento como Expositor empresas como Wuliangye, Changhong Eletros, Jornal de Comércio de Sichuan, Camara de Comércio de Sichuan, Bioouro Propolis, Coringa, Preciosa Alimentos, Café Toledo, Café Santa Monica entre outras. O evento foi produzido pela Chinarte Cultura Media e cobertura de Imprensa pela Agência Brasil China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui