A Dança dos Três Imperadores

Entusiastas da Dança dos Três Imperadores se apresentando (Foto: Liu Yongxia)

“As pessoas antigas dançavam para pedir chuva e adorar os ancestrais. Hoje, dançamos essa dança para preservar essa herança cultural e mostrar o charme único da Dança dos Três Imperadores. Sempre que chegam feriados ou quando há algum evento festivo na cidade, também dançamos a Dança dos Três Imperadores para comemorar.” Chen Zehua, o herdeiro da dança, explicou entusiasticamente.

Segundo o que se sabe, a Dança dos Três Imperadores é um patrimônio cultural imaterial da província de Shandong e tem suas origens há mais de cinco mil anos, na época dos Três Reinos. Estes, conhecidos como Imperador do Céu, Imperador da Terra e Imperador da Humanidade, são figuras da mitologia chinesa e eram líderes antigos e ídolos espirituais venerados pelos antigos habitantes. A Dança dos Três Imperadores representa a transição da humanidade de engatinhar ate andar de pé. Em termos gerais, a história envolve os seres humanos brincando no topo de uma montanha vestindo folhas e peles de animais. Eles encontram uma criatura mítica chamada “Kui” e a matam. Depois de comer a carne da criatura, eles fazem um grande tambor com a pele dela e começam a dançar segurando os ossos do traseiro do Kui. A Dança dos Três Imperadores retrata o espírito de luta do povo antigo e seu culto ao céu, à terra e à humanidade, expressando gratidão e devoção. Ao longo de milênios, a Dança dos Três Imperadores passou por várias fases, de uma dança ritual para agradar os deuses e prestar homenagem aos ancestrais a uma forma de entretenimento e apresentação para o público, refletindo as mudanças e desenvolvimento do papel religioso e ritualístico da dança ao longo da história. Ela é, portanto, considerada um “fóssil vivo” da dança ritual de adoração aos ancestrais, ao culto e à magia.

Ao assistir à dança, é perceptível que os passos da Dança dos Três Imperadores são simples, envolvendo principalmente agachar-se e dar pulinhos, imitando os movimentos típicos dos seres humanos primitivos. De acordo com Chen Zehua, os trajes e adereços usados na dança também são muito meticulosos. Os trajes são feitos para se assemelhar às vestimentas antigas de acordo com o contexto histórico da dança, enquanto os adereços, como os ossos de boi, são autênticos.

Chen Zehua disse: “Essa antiga dança tradicional quase foi perdida antes da Revolução. Somente depois que a Dança dos Três Imperadores representou Juancheng no Festival de Arte Rural da Província de Shandong em 1955 é que ela foi redescoberta. Em nossa vila de Xinghuagang, ela tem sido transmitida de geração em geração. Agora temos um grupo da Dança dos Três Imperadores na vila. Sinto a responsabilidade e a missão de cultivar mais amantes dela, para que a valiosa herança cultural da nação chinesa seja transmitida de geração em geração.”