back to top
19 C
São Paulo
quinta-feira - 22 janeiro 2026 - 14:39

China vai incluir ‘Pensamento de Xi Jinping’ no currículo escolar

O Ministério da Educação da China vai acrescentar o “Pensamento de Xi Jinping” ao currículo nacional escolar, segundo novas diretrizes publicadas na terça-feira (24), com o intuito de “estabelecer a crença marxista” na juventude do país.

O ministério disse que o “pensamento sobre o socialismo com características chinesas na nova era” do presidente Xi Jinping será ensinado da escola primária até a universidade.

A medida visa fortalecer “a determinação de ouvir e seguir o partido”, segundo as novas diretrizes, e os materiais de ensino agora precisarão “cultivar sentimentos patrióticos”.

Desde que assumiu o poder, em 2012, o presidente chinês tem aumentado o papel do Partido Comunista em todas as áreas da sociedade, inclusive nos negócios, na educação e na cultura, e também a sua própria imagem.

Presidência sem limites

No mesmo ano, o Parlamento chinês aprovou uma emenda constitucional que elimina os limites do mandato presidencial, permitindo que Xi permaneça no cargo indefinidamente.

Em um discurso para marcar o centenário do Partido Comunista, em julho deste ano, Xi prometeu “aprimorar” a liderança partidária, preservar sua liderança “central” e fortalecer a unidade do povo chinês.

O presidente chinês também afirmou que a ascensão do país, antes colonizado e agora uma potência mundial, é “irreversível”. “O tempo em que o povo chinês podia ser pisoteado e oprimido acabou para sempre”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Distrito chinês mobiliza técnicos para proteger lavouras de trigo do frio intenso

Diante da chegada de uma forte onda de frio,...

China reafirma defesa da ONU após convite ao “Conselho de Paz” de Trump

A China declarou, em 21 de janeiro de 2026,...

Pesquisa da UFAL ganha vitrine na China e amplia cooperação acadêmica

A pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)...