21.9 C
São Paulo
sexta-feira - 20 fevereiro 2026 - 01:19
Início Eventos Promoção de Cooperação Comercial e de Investimentos entre a China (Mongólia Interior)...

Promoção de Cooperação Comercial e de Investimentos entre a China (Mongólia Interior) e o Brasil São Paulo

0
10

China (Mongólia Interior) e Brasil Fortalecem Laços em Evento de Promoção de Investimentos e Comércio

São Paulo, 19 de fevereiro de 2026 – No dia 3 de fevereiro de 2025, foi realizado em São Paulo o Fórum de Promoção de Investimentos e Comércio entre a China (Mongólia Interior) e o Brasil. O evento, que reuniu mais de 260 participantes de mais de 200 empresas e departamentos governamentais de ambos os países, teve como objetivo fortalecer a cooperação econômica e comercial entre as duas nações, em um momento em que se celebram os 50 anos das relações diplomáticas bilaterais.

A iniciativa foi organizada em conjunto pelo Governo da Região Autônoma da Mongólia Interior da China e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Entre os presentes, destacaram-se Sun Shaocheng, Secretário do Partido da Região Autônoma da Mongólia Interior, Pesaro, Diretor de Operações da ApexBrasil, Ramuth, Governador Interino de São Paulo, Campos, Vice-Ministro da Agricultura do Brasil, e Yu Peng, Cônsul-Geral da China em São Paulo.

Em seu discurso, Sun Shaocheng ressaltou a importância da relação comercial entre China e Brasil, destacando que a China é o maior parceiro comercial do Brasil há 16 anos consecutivos e que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a ultrapassar a marca de US$ 100 bilhões em comércio com a China. Ele enfatizou ainda o potencial da Mongólia Interior para expandir a cooperação com o Brasil em diversos setores, dada a complementaridade de seus recursos.

Durante a conferência, Luo Qing, Diretor Geral do Departamento de Comércio da Região Autônoma da Mongólia Interior, e Márcia, presidente da Região Sudeste da ApexBrasil, apresentaram as potencialidades de suas respectivas economias e as oportunidades de cooperação regional. Ambos enfatizaram o potencial de expansão da colaboração em áreas como energia moderna, diversificação industrial, processamento da indústria agropecuária e governança ecológica.

O evento resultou na assinatura de 17 projetos de cooperação e acordos em diversos setores, incluindo transações comerciais e parcerias entre cidades-irmãs, totalizando cerca de 10 bilhões de yuans. Além de setores tradicionais como agropecuária, alimentos e laticínios, as partes demonstraram interesse em explorar a cooperação em usinas de energia renovável, biofarmacêuticos e engenharia química.


Fonte: prnewswire.com | china.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui