Eu ainda me lembro da sensação de frustração ao ouvir aqueles colegas recém-chegados à escola e não conseguir compreender uma única palavra. Sabia que falavam chinês, mas não tinha ideia do que conversavam. Naquela época, cheia de inseguranças da adolescência, não rompi a barreira da língua para me aproximar deles.
Meus pais, no entanto, tiveram a sabedoria de me incentivar a estudar línguas estrangeiras. Tive também a sorte de contar com uma amiga que, a cada novo curso em que se inscrevia, acabava me “matriculando” junto. Estudei inglês, francês, italiano, alemão… Sou a maior “enroliglota” da história, mas isso é o de menos. Desde aquele momento básico de “o livro está sobre a mesa”, cada idioma nos conduz a uma infinidade de possibilidades de conhecimento.
Foi assim que entrei em um multiverso cultural, muito mais amplo do que o simples estudo de línguas. Inscrita dessa vez em um curso de Mandarim, tive de olhar para além do que estava habituada: letras colocadas uma ao lado da outra que formam palavras, que formam frases, que formam períodos, que transmitem ideias. Passei a aprender a olhar e compreender significados de traços que exprimem pensamentos em uma lógica de linguagem completamente distinta do meu belo e querido português. Sim, eu amo a língua portuguesa!
Todos esses signos, carregados de significados, me abriram as portas de civilizações asiáticas milenares, com uma riqueza cultural e de aprendizados impossível de mensurar. Mais do que isso, garantiram a segurança que me faltou na época do ginásio para me aproximar de pessoas que não falavam a mesma língua que a minha.
O site Conexão Ásia é resultado dessa vontade contínua de querer conhecer essas diferentes formas de pensar, se comunicar, dialogar e conviver. Por meio de entrevistas, artigos e colunas assinadas por profissionais e estudiosos da Ásia, a proposta é ir além de estereótipos e simplificações, revelando como valores culturais, modelos de pensamento e práticas profissionais podem promover conexões concretas, estimulando colaboração, aprendizado mútuo e novas oportunidades entre pessoas.
Conexão Ásia é uma celebração ao fortalecimento das relações entre Oriente e Ocidente, partindo da convicção de que o diálogo entre culturas é essencial para um mundo mais integrado e colaborativo.













